Huawei pretende lançar carro autônomo até 2022

1 min de leitura
Imagem de: Huawei pretende lançar carro autônomo até 2022

O mercado de veículos autônomos não é apenas uma realidade, já é algo relativamente comum em alguns países. E agora a Huawei quer fazer parte do grupo envolvido nesse nicho. Para isso, a empresa tem planos de lançar um carro autônomo usando sua própria tecnologia de inteligência artificial entre 2021 e 2022.

O diretor de estratégia da Huawei, Dang Wenshuan, comentou que os primeiros carros autônomos provavelmente virão de fabricantes chineses, mas estarão disponíveis também no mercado europeu.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Huawei já desenvolve uma inteligência artificial para montadoras como AudiToyota e algumas estatais da China, como a Beijing New Energy Automobile e a Changan Automobile. A empresa anunciou no Salão do Automóvel de Xangai, em abril, o lançamento do primeiro hardware de comunicação 5G para carros.

Essa tecnologia possibilitará que os veículos se comuniquem em tempo real entre si, além de possibilitarem facilitar o gerenciamento de tráfego em grandes cidades, embora um estudo feito por um analista de trânsito da Universidade da Califórnia sugira o contrário.

Incentivo caseiro

A notícia vem em um momento em que o governo chinês pretende incentivar a produção de veículos inteligentes. Diversas empresas no país vêm desenvolvendo tecnologia para isso, como Baidu, Tencent e Alibaba. Nesse cenário, a Huawei mira na produção de carros com nível 4 de automação, que é no qual um carro pode se guiar dentro de uma área bem mapeada.

Porém, para que esse projeto se torne realidade, a Huawei precisará lidar com o bloqueio comercial dos Estados Unidos, que impede a gigante chinesa de comprar hardwares e softwares de empresas estadunidenses, pois isso exigirá que a companhia não dependa de tecnologia importada dos EUA para desenvolver os veículos autônomos. Outro problema é a atual situação do mercado automotivo na China, quem vem desacelerando nos últimos anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.