Twitter compra startup para aumentar arsenal de combate a fake news

1 min de leitura
Imagem de: Twitter compra startup para aumentar arsenal de combate a fake news

A desinformação é um problema enfrentado pelas maiores redes sociais atualmente, por isso o Twitter anunciou uma nova arma para auxiliar no constante combate às fake news. O site do pássaro azul anunciou a compra da startup Fabula AI, que possui uma tecnologia de inteligência artificial capaz de identificar conteúdos falsos.

A empresa com sede em Londres utiliza deep learning para identificar focos de desinformação online e, segundo testes feitos pelo TechCrunch, apresenta um índice de sucesso de 93% na marcação de conteúdos falsos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Twitter não revelou o valor dado na compra da Fabula AI, mas deu a entender que o investimento é de grande importância para a rede social. A startup será incorporada ao time de machine learning da empresa, que está em busca de formas para tornar o uso da rede social mais "saudável".

Twitter vs. fake news

Segundo o Twitter, a tecnologia da startup será essencial para a análise de grandes quantidades de dados, mas a integração entre a tecnologia da Fabula AI e a estrutura atual do microblog não deve acontecer do dia para a noite.

"Provavelmente levaremos algum tempo para integrar os algoritmos de aprendizado de gráficos profundos à nossa plataforma de machine learning", explica o Twitter em uma publicação no seu blog. "Nosso foco inicial com a Fabula se juntando ao Twitter é melhorar a saúde nas conversas, com a expansão de aplicativos para impedir spam e abuso, e outras prioridades estratégicas no futuro.".

De acordo com o TechCrunch, os criadores da Fabula AI resolveram vender sua tecnologia para o Twitter porque trabalhar com a empresa terá um "impacto real, profundo e em larga escala". Antes, os projetos da startup eram mais abertos, mas a tendência agora é que a rede social dos caracteres limitados patenteie as soluções de IA para uso exclusivo em sua plataforma.

O Twitter promete que trará novidades sobre a atuação da Fabula AI no combate à desinformação nos próximos meses. Será que a novidade ajudará a empresa a lidar com os bots presentes em seu feed?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.