Senadora dos EUA propõe divisão da Apple, mas Cook diz que não há monopólio

2 min de leitura
Imagem de: Senadora dos EUA propõe divisão da Apple, mas Cook diz que não há monopólio

Em março, a senadora e candidata à presidência dos EUA Elizabeth Warren declarou que o "gigantismo" de algumas empresas de tecnologia desestabiliza os níveis ideais da livre concorrência de mercado. Para ela, o desmembramento dessas “Big Tech” em empresas menores seria a solução para manter o mercado competitivo e equilibrado.

Em entrevista à CNBC na última semana, o presidente da Apple Tim Cook se mostrou bastante incomodado com a opinião de Warren. O executivo afirmou que o Vale do Silício "não é monolítico" e defendeu a Apple. Ele enxerga que o ecossistema fechado da companhia não pode ser considerado um monopólio, devido ao tamanho de sua participação mundial no mercado em segmentos como smartphones (15%) e computadores pessoais (entre 8% e 9%).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar disso, a Apple é acusada de discriminar apps de terceiros em sua App Store como uma tentativa de favorecer seus próprios aplicativos, o que prejudica a concorrência — vale lembrar que a App Store é a única fonte de softwares do iOS.

Recentemente, por motivos semelhantes, o Spotify e a Kaspersky apresentaram queixa contra a Apple, respectivamente, na Europa e na Rússia. Até o recurso do iOS que oferece maior controle sobre o uso dos dispositivos foi interpretado pelo The New York Times como uma forma de a companhia perseguir apps de terceiros que têm a mesma finalidade.

Críticas continuam

Warren criticou duramente a maneira como a empresa de Cupertino lida com a App Store e sugeriu que a companhia abra mão de comandar a loja de apps a fim de não interferir na concorrência com apps de terceiros. Ela citou, ainda, as rivais Google e Amazon por também obterem vantagem sobre concorrentes ao favorecer os seus próprios produtos em seus sistemas de busca.

Em resposta, Cook se esquivou dizendo que a decisão de manter ou proibir apps de terceiros na App Store está basicamente relacionada à qualidade do próprio app. Outro argumento usado por ele para distanciar a Apple de empresas como a Google e o Facebook é a forma como eles lidam com a privacidade dos usuários, embora esse discurso venha surtindo cada vez menos efeito.

O mais surpreendente nesse posicionamento defensivo de Cook é que, em abril, ele havia declarado ser a favor de uma maior regulamentação do governo para as empresas de tecnologia. À época, ele afirmou que “[precisamos] ser intelectualmente honestos e admitir que o que estamos fazendo não está funcionando” e também que “a tecnologia precisa ser regulamentada”.

Sem dúvida, esse debate em torno da possível divisão de grandes empresas de tecnologia ainda está longe de terminar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.