LG tem patente de smartphone dobrável e transparente para o futuro

1 min de leitura
Imagem de: LG tem patente de smartphone dobrável e transparente para o futuro

Muito se especulou a respeito da possibilidade e utilidade de um smartphone dobrável, mas isso já é realidade. Enquanto a gigante Samsung anunciou a chegada do Galaxy Fold nas lojas norte-americanas para o dia 26 de abril, a LG registrou a patente de um aparelho que não é somente uma tela flexível, mas também é transparente.

A patente foi publicada no dia 9 de abril, mas foi registrada em 2015 e indica como as empresas de tecnologia estão pensando no futuro, mesmo que o conceito parece inacreditável no momento. O documento detalha um aparelho com duas telas translúcidas e uma dobra no meio, para que possa abrir e fechar como um livro. Dessa forma, temos um aparelho do tamanho de um smartphone regular, quando fechado e do tamanho de um tablet, quando aberto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia é que uma metade do dispositivo com uma transparência ajustável, com a outra metade tendo uma parte transparente e uma seção opaca para acomodar sua bateria. Como de costume com as patentes, o motivo de tal gadget não é explicado, apenas o como. A grande sacada é a transparência da tela, o que torna possível interagir com o display de qualquer ângulo, mesmo de trás.

A dobra permite que dois conteúdos diferentes possam ser utilizados ao mesmo tempo, de forma independente. Especula-se que seria possível até usar dois aplicativos de forma paralela, um em cada tela. O nível de transparência varia conforme o grau de inclinação do aparelho. Se deixado deitado em uma mesa, por exemplo, a tela é apenas translúcida, mas se segurado na altura dos olhos, a transparência aumenta consideravelmente.

A patente é extremamente detalhada e inclui inclusive detalhes de uma câmera frontal com uma lente única na frente e uma câmera multi-lente na parte traseira. Um sensor a laser que poderia enxergar objetos em 3D, provavelmente deve ajudar com a identificação de profundidade.

No entanto, deve demorar para vermos esse aparelho nas lojas. Patentes nem sempre se tornam realidade, já que diversos outros fatores também são levados em consideração na hora de selecionar e produzir aparelhos. Há que se considerar também a concorrência, claro. A Sony, por exemplo, também patenteou um celular dobrável, flexível e transparente, de acordo com o documento divulgado em novembro de 2018.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.