Como otimizar o desenvolvimento de web apps em Django?

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como otimizar o desenvolvimento de web apps em Django?

Melhorar a experiência do usuário ao acessar a página é prioridade; o objetivo é atraí-lo para alguma compra ou assinatura. Ter um site para desktop interessante e coerente com seu propósito é o primeiro passo para convencer o cliente de que ele precisa dos serviços. No entanto, é necessário se atentar à experiência da principal fonte de acessos: o smartphone.

As páginas construídas para serem acessadas com teclado e mouse são compatíveis com navegadores de dispositivos mobile. Contudo, não é a melhor experiência possível. Muitas vezes, quando não otimizadas, exigem que o usuário acesse a página utilizando uma mão inteira apenas para navegar entre menus ou páginas, dificuldade que “espanta” consumidores.

Então, há duas alternativas: a criação de web app ou de um aplicativo específico para o negócio. As duas possuem custos, propósitos e funcionamento diferentes, mas já são mais convidativas para usuários mobile. Dito isto, se o objetivo é atingir a maior parcela desses consumidores, a opção mais acessível é a criação de um web app — que melhora consideravelmente a experiência de todos os usuários de dispositivos mobile, contornando aqueles que são resistentes à instalação de apps em seus dispositivos.

A adoção do web app é bastante usual. Sites como TecMundo, Voxel e os da própria IBM são alguns exemplos. Também é bastante comum sites de e-commerce adotarem a aplicação, visto que os acessos são mais eventuais e uma navegação fluida é inegavelmente importante para a pesquisa de produtos.

Desenvolvimento descomplicado

A construção de um web app varia de acordo com as ferramentas utilizadas. Frameworks (como Django, Ruby on Rails, Angular JS e ASP.NET) e a própria linguagem de programação (Python, JavaScript, C#) se alteram de acordo com a necessidade da empresa.

Então, com a adoção de smartphones como principal dispositivo para acessar a internet, a demanda por páginas mais intuitivas é ainda maior. Isso exige que programadores concluam seus projetos mais rapidamente, sem abrir mão de qualidade. Essa necessidade chegou à IBM, que, por sua vez, desenvolveu ferramentas para acelerar a criação de aplicativos, incluindo web apps: os Starter Kits.

Starter Kits IBM

Essa ferramenta IBM tem como objetivo otimizar a criação de aplicativos Cloud Native em diversos estilos de arquiteturas e linguagens (como Microservices, Web Apps e aplicativos mobile). Uma de suas maiores vantagens é o fácil acesso às ferramentas IBM Cloud — incluindo as habilidades cognitivas Watson.

Um desses Starter Kits é o Python Web App with Django. Esse kit é pré-configurado como um web app Django e permite adicionar serviços, criar e baixar o código, rodar e depurar localmente e, por fim, lançar no Kubernetes, Cloud Foundry ou DevOps Pipeline.

Veja no vídeo abaixo como utilizar a plataforma. Vale ressaltar que, nesse caso, o usuário optou por outro Starter Kit (o Express.js Basic with Note.js).

https://youtu.be/1qAjtduM2TY

Veja uma aplicação simples feita em um pequeno tutorial publicado pela IBM, usando o Python Web App with Django e com deploy no Kubernetes.

Como usar os Starter Kits?

Para usar os Starter Kits, o ambiente de desenvolvimento e qualquer outro serviço IBM Cloud, é necessário se cadastrar na plataforma.

Para isso, há 3 maneiras:

  • Cadastre-se gratuitamente com IBM Cloud Lite e use os serviços IBM Cloud por tempo ilimitado (mas com restrições nos serviços IBM).
  • Calcule (com auxílio do IBM Calculator) e contrate os serviços desejados, com cobrança no estilo “Pay-as-you-go”.
  • Contrate uma assinatura regular do IBM Cloud, com preço fixo e descontos personalizados. Destinado às companhias ou equipes de desenvolvimento.

Conheça o Starter Kit aqui!

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça a IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.