Zuckerberg: iMessage da Apple é o maior concorrente de WhatsApp e Messenger

2 min de leitura
Imagem de: Zuckerberg: iMessage da Apple é o maior concorrente de WhatsApp e Messenger
Imagem: time

Em sua conferência com investidores para discutir os resultados fiscais do Facebook para o terceiro trimestre de 2018, o CEO e cofundador da empresa, Mark Zuckerberg, revelou que considera o iMessage da Apple o maior concorrente do WhatsApp e do Facebook Messenger.

Mas isso não quer dizer que a solução da Apple está perto de alcançar o FB Messenger, muito menos o WhatsApp, em números de usuário de forma global. Zuckerberg fala da concorrência doméstica que o iMessage representa nos EUA e em alguns outros poucos países em que o iOS é muito usado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso porque o iMessage vem instalado de fábrica em todos os iPhones e, em países como os EUA, consegue criar uma bolha entre os usuários de aparelhos da Apple.

Curiosamente, a Google foi multada em US$ 5 bilhões recentemente na União Europeia por fazer justamente a mesma coisa com seu buscador no Android. Não há, contudo, qualquer indicação de que a Apple possa sofrer processo similar.

Nós lideramos na maioria dos países, mas nosso maior competidor é de longe o iMessage em mercados importantes como os EUA

“Nós lideramos na maioria dos países, mas nosso maior competidor é de longe o iMessage em mercados importantes como os EUA, onde o iPhone é forte. A Apple embarca o iMessage como o app padrão de mensagens e ainda está à frente. Em países onde há mais competição entre Android e iOS, como na maior parte da Europa, as pessoas tendem a preferir nossos serviços”, disse Zuckerberg durante a conversa com investidores.

Isso quer dize que, apesar de esforços de produtos como Telegram e Google Allo, o reinado do WhatsApp na escala global ainda está essencialmente intocado, considerando que o iMessage da Apple — quase irrelevante na maior parte do mundo — é que o mais ameaça os apps do Facebook.

Críticas à Apple

Apesar de a prática de embarcar o iMessage de fábrica em iPhones ser questionável, não foi por isso que o Facebook criticou a Apple em sua conferência com investidores.

Nossa própria informação tem sido transformada em uma arma contra a gente

O CEO da empresa basicamente chamou Tim Cook de hipócrita por dizer que empresas como Facebook e Google fazem “vigilância” dos usuários ao usarem seus dados para direcionar anúncios a eles. “Nossa própria informação tem sido transformada em uma arma contra a gente com eficiência militar”, disse Cook em uma fala pública em ume vento de segurança.

Acontece que, para não ser banida da China — como estão Google e Facebook — a Apple aceita exigências locais que podem flexibilizar a vigilância de dados dos usuários de iPhones e outros produtos por parte do governo. Tim Cook, contudo, nega que isso aconteça.

Se esse é o caso, porque o governo chinês deixaria apenas a Apple manter seus usuários longe da vgilância estatal enquanto persegue severamente outras empresas estrageiras?

O WhatsApp é completamente criptografado e não armazena mensagens em servidores na China ou em qualquer outro lugar

Também foi movido para a china um dos data centers do iCloud, permitindo que o governo local tenha controle sobre como dados de usuários do iOS e macOS do país são armazenados.

“O WhatsApp é completamente criptografado de ponta a ponta e não armazena mensagens, tampouco armazena chaves pessoais de criptografia em servidores na China ou em qualquer outro lugar”, disse Zuckerberg criticando a Apple.

“E isso é importante porque, se os nossos sistemas não podem ver suas mensagens, significa que governos ou criminosos não conseguirão acessar esse conteúdo também”, detalhou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.