Pesquisadores descobrem forma de acelerar o envio de dados via fibra ótica

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores descobrem forma de acelerar o envio de dados via fibra ótica

Provedor de internet é um tema complicado no nosso país. As experiências com algumas fornecedoras de serviço pode não ser tão satisfatórias e isso é constatado com bastante frequência. Apesar disso, as pesquisas para trazer internet ainda mais rápida não param e, com a fibra óptica, parece que a velocidade dos dados pode ser ainda maior.

Uma pesquisa publicada na Nature Communications, uma revista científica, mostrou a descoberta de uma nova forma de interpretação de dados transmitidos pela fibra óptica. Esse meio de conexão já é significativamente superior a cabeamento feito de cobre. Composto por fibra de vidro (especificamente feito para isso) flexível, a fibra óptica interpreta os dados por flashes de luz em altíssima velocidade, observando também a orientação e cor do transmissor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade seria a forma que esses dados seriam interpretados, colocando-os em forma de espiral — como DNA — fornecendo mais uma dimensão para os detectores. Tal forma aumenta em até 100 vezes a velocidade da transmissão dos dados, visto que o volume carregado pelos pulsos luminosos é ainda maior. E, também, ser adicionado a conexões já existentes sem custo exagerado.

Infelizmente, a adoção do novo sistema não deve ser em breve. A pesquisa ainda precisa tornar o sistema comercializável e que empresas se interessem pela novidade. Portanto, só devemos ver isso nas próximas décadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.