Por que Mark Zuckerberg quer vender USD 13 bilhões em ações do Facebook?

2 min de leitura
Imagem de: Por que Mark Zuckerberg quer vender USD 13 bilhões em ações do Facebook?
Imagem: Facebook

Mark Zuckerberg está vendendo parte de suas ações no Facebook. Ontem mesmo o CEO e confundador da rede social disponibilizou USD 108,6 milhões em ações, de acordo com documentos da SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA). O valor não chama muita atenção, já que o chefão do Facebook tem um plano de venda de ações já acordado há dois anos.

O que torna a venda significativa é o fato de que a transação faz parte de uma planejamento do executivo para acelerar o financiamento de sua organização filantrópica, a Chan Zuckerberg Initiative (CZI). Fundada em 2015 por Zuck e sua esposa Priscilla Chan, a iniciativa deve ganhar um "empurrão" com o dinheiro levantado por meio das ações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Priscilla ChanPriscilla Chan e Mark Zuckerberg fundaram a CZI em 2015

Um porta-voz da CZI explicou ao Recode que o CEO do Facebook pretende acelerar sua venda de ações nos próximos 18 meses. E o destino desse dinheiro é seu veículo para filantropia.

A venda de ações faz parte do processo para financiar o trabalho da Chan Zuckerberg Initiative em ciência, educação e questões relacionadas à justiça e oportunidade

Mudança de planos

A fundação foi lançada no mesmo ano em que Mark e Priscilla tiveram sua primeira filha, Max. Nessa época, a ideia inicial de Zuckerberg era "presentear" a CZI com, no máximo, USD 1 bilhão por ano. Nos próximos dois anos, o executivo vendeu USD 1,6 bilhões em ações.

Só que: o novo plano de Zuck (anunciado em setembro) prevê que ele possa vender entre 35 e 75 milhões de ações "nos próximos 18 meses". Corta para 2018 e, faltando 13 meses para o fim do plano, o CEO do Facebook pode vender até USD 13,3 bilhões em ações caso mantenha esse ritmo. O número também leva em consideração os valores atuais das ações da companhia.

Claro, não há certeza de que essas ações sejam mesmo negociadas, o plano é do Zuckerberg e ele faz o que quiser com ele. Mas, claro, os investidores já estão informados de que há essa possibilidade. Será que a filantropia vai fisgar mais esse bilionário e teremos um "novo Bill Gates" na cidade?

Curtiu o texto? Saiba que isso é só um gostinho do que é publicado diariamente na newsletter do The BRIEF, que traz as principais notícias do mercado de tecnologia pra você, todas as manhãs. É serious, é business, mas com um jeitão bem descontraído (#mozão). Para assinar, é só clicar ali -> aqui

Por que Mark Zuckerberg quer vender USD 13 bilhões em ações do Facebook? via The Brief

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.