As 12 patentes mais bizarras já registradas pela Google

3 min de leitura
Imagem de: As 12 patentes mais bizarras já registradas pela Google

Google é conhecido por criar projetos ambiciosos que tipicamente são chamados de "moonshots"  ideias inovadoras e inusitadas que podem ser consideradas frutos de um filme de ficção científica, a fim de ajudar o usuário em diversas áreas.

Desde carros que dirigem sozinhos até serviços de entregas por drones, a gigante tecnológica sempre parece ter um projeto futurista em andamento. Em meio a esse mar, é possível encontrar ideias muito interessantes, mas outras nem tanto assim.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso, listamos as 12 patentes mais bizarras já registradas pela Google. Lembrando que o fato de uma patente ser registrada não significa necessariamente que ela verá a luz do dia. Confira abaixo! 

12. Ursinho de pelúcia inteligente

1

O ursinho vem com alto-falantes, câmeras e microfones para ouvir suas conversas e ver seus movimentos. Teoricamente, isso seria usado pelos pais para monitorar seus filhos enquanto estiverem ausentes, mas a Google não discutiu a intenção por trás da patente registrada em 2012.

11. Olhos biônicos

2

A Google registrou uma patente em 2014 de um dispositivo que poderia corrigir a visão sem que a pessoa precisasse usar lentes de contatos ou óculos todos os dias. Ela teria que passar por um procedimento cirúrgico em que um médico adicionaria um "dispositivo intraocular". 

10. Lentes de contato movidas a energia solar

3

As lentes de contato movidas a energia solar coletariam dados de saúde, como o nível de glicose e a temperatura corporal interna. As lentes poderiam até vir com recursos especiais, como a capacidade até de ler códigos de barras. A patente foi registrada em 2012.

9. Smartwatch que coleta sangue sem usar agulhas

4

Assim como as lentes de contato movidas a energia solar, esse smartwatch poderia oferecer aos diabéticos uma maneira melhor de monitorar seu nível de glicose. Para coletar o sangue, o relógio liberaria uma onda de gás em uma câmara de micropartícula que, então, perfuraria a pele, retirando o sangue para armazená-lo para o teste. A patente foi registrada em 2014.

8. Entregas feitas por robôs no chão

5

Muitos sabem sobre o Project Wing da Google, um serviço de entrega em que um drone entregaria pacotes no chão. No entanto, uma patente registrada em 2014 adicionou um novo elemento a esse serviço, ao usar robôs sobre rodas presos aos drones para garantir um transporte mais seguro dos pacotes no chão.

7. Óculos de realidade aumentada

6

A patente descreve o projeto como um sistema em que os óculos poderiam projetar um teclado na mão do usuário. Uma câmera acoplada ao dispositivo detectaria as teclas pressionadas.

6. Tatuagem com microfone e detector de mentiras

7

A patente descreve uma tatuagem que implementa um microfone no pescoço. A tatuagem poderia ser pareada com um smartphone, permitindo que ele realize ligações sem ter que colocar o celular próximo à boca. A tatuagem também teria um detector de mentiras.

5. Ventilador portátil com desodorante

8

Uma patente registrada em 2012 descreve um ventilador portátil que pode ser anexado ao seu corpo e, ao detectar que o usuário está transpirando, automaticamente borrifa perfume. O dispositivo também garante que ninguém que você conheça esteja ciente do seu odor corporal; inclusive, através de um GPS ele oferece rotas para escapar deles caso o cheiro esteja muito ruim.

4. Tirinhas de quadrinhos

9

Uma patente registrada em 2010 descreve um software que permitiria ao usuário inserir textos simples ou fazer upload de conversas e fazer com que se transformassem em tirinhas de quadrinhos, podendo compartilhá-las nas redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter.

3. Berço inteligente

10

A patente descreve um berço acoplado com sensores para que os pais possam monitorar os movimentos de seu bebê e manter o controle sobre diversos fatores que garantem a sua segurança. Por exemplo, você poderia programar o sensor para que envie um alerta para seu smartphone se o local estiver muito quente ou muito frio. O berço também pode detectar o que está acontecendo com seu bebê e tentar resolver o problema, como projetar desenhos de animais no teto para acalmá-lo.

2. Carro que gruda pedestre atropelado no capô

11

Esta patente registrada em 2014 descreve uma substância adesiva aplicada no capô e no para-choque da frente de um carro. No caso do impacto com alguém, a capa seria rompida, revelando assim a camada adesiva, que faria a pessoa ser colada em vez de arremessada.

1. Banheiro inteligente

12

Uma patente registrada em 2015 descreve um banheiro acoplado com sensores espalhados em diferentes partes do ambiente. Por exemplo, os sensores no tapete de banho poderiam medir seu batimento cardíaco através do comportamento elétrico de seu corpo.

Você usaria alguma dessas ideias no seu dia a dia? Conhece outras patentes da Google que não foram mencionadas nesta matéria? Conte para a gente nos comentários abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.