*Conteúdo patrocinado.

A Black Friday está chegando e sabe o que isso significa? Vai ter muita oportunidade de comprar bons produtos por ótimos preços. Porém, a gente sabe que aqui no Brasil há um estigma de que essa data, na verdade, deveria ser chamada de “Black Fraude”. Mas é para mudar essa percepção que nós estamos aqui!

Em parceria com a Dell, viemos trazer algumas dicas de como ter sucesso com suas compras na Black Friday. São cinco recomendações muito importantes que devem ser observadas para se dar bem no período de compras. Eu sei que tem alguns que vão falar que essas são dicas óbvias e desnecessárias. Mas estamos aqui para ajudar a todos, e nem todos estão 100% preparados para enfrentar a loucura que é a Black Friday.

Dica #1: Pesquise bastante

Pesquisa de ofertas

Nem é preciso dizer o quão importante é pesquisar muito bem antes de fechar a sua compra na Black Friday. O estigma de que no Brasil há muita “promoção falsa” não é por acaso. É por isso que o recomendado é fazer longas buscas pelo produto que você quer adquirir, o que é especialmente importante nesta data.

Não importa o que você esteja pensando em comprar. Seja uma camisa, um smartphone ou uma geladeira, sempre é bom consultar o preço histórico do produto e se não há outras lojas oferecendo o mesmo item por um preço mais baixo. Às vezes o mesmo produto pode ter uma grande variação em lojas diferentes. Depois que você pagou mais caro, só resta sentir o arrependimento de não ter aproveitado melhor as promoções de Black Friday.

Também é importante atentar-se a detalhes. Por exemplo, ao escolher um notebook, é essencial observar bem, além das especificações básicas como processador, placa gráfica, memória e HD, detalhes como: o teclado retroiluminado, Tela Full HD, até mesmo peso, se for importante para você.

Dica #2: Tenha foco

Tenha foco

Se pararmos para pensar, a gente tem vontade de comprar muita coisa em todos os momentos da nossa vida. Eu, por exemplo, neste exato momento estou querendo comprar um novo smartphone, um notebook melhorzinho do que o meu atual, camisas, uma mala de viagem, hospedagem de hotel para o final do ano e passagens de avião. Isso sem falar em outras coisas mais supérfluas, como decoração e gadgets diversos.

Porém, eu tenho plena consciência de que não conseguirei comprar tudo isso durante a Black Friday. Eu precisarei ter foco e me concentrar em achar as promoções certas para alguns desses produtos – e somente eles. Se eu gastar tempo procurando passagem de avião, hospedagem em hotel e um notebook ao mesmo tempo, é muito provável que eu não vá conseguir achar nenhum deles – o que é muito ruim.

Portanto, separe a lista de itens que você quer comprar e tente liquidá-los aos poucos. Nada de abrir várias abas ao mesmo tempo e pesquisar muitos produtos ao mesmo tempo. Tenha foco!

Dica #3: Fuja do óbvio

Fuja do óbvio

Durante a Black Friday, pessoas mal-intencionadas acabam se aproveitando de vítimas que nunca ouviram o ditado “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Fazendo um pouco de pesquisa, é fácil encontrar produtos que são tradicionalmente caros sendo comercializados por valores bem abaixo do esperado.

Não estou dizendo que isso não pode acontecer. Estou dizendo que isso é muito difícil de acontecer. E quando acontece, é muito provável que estejamos diante de um golpe ou uma tramoia para pegar pessoas desavisadas.

Portanto, siga a dica #1 e faça muita pesquisa. É muito provável que aquele notebook que você queria tanto comprar não esteja realmente sendo vendido pela metade do preço.

Dica #4: Compre dos lugares certos

Compre dos lugares certos

A nossa próxima dica tem relação aos lugares onde você vai fazer suas compras. Depois de fazer as suas buscas e separar as lojas em que você pode comprar, sugerimos sempre optar pela loja oficial daquele produto ou pelas redes varejistas de sua confiança.

Por exemplo: você está buscando um notebook da Dell? Um Inspiron 14 5000? Um Inspiron 15 5000? Ou quem sabe o novo Inspiron 15 Gaming? Seja qual for a sua escolha, a loja oficial da fabricante ou seus canais oficiais de venda (como o atendimento por telefone através do 0800 da empresa), são os melhores lugares para fazer a sua compra. Assim você encontra benefícios como garantia estendida, acessórios extras e suporte personalizado no caso de problemas.

No caso da Dell, vale a pena ressaltar, ainda, que a empresa já atua na Black Friday brasileira desde a sua primeira edição. Além de um portfólio de produtos realmente desejado, a marca traz promoções verdadeiras para os seus clientes.

Dica #5: Fique na segurança

Fique na segurança

E por último, mas não menos importante: a questão de segurança. Como a Black Friday é uma data comemorativa que envolve gastar dinheiro, é lógico que há pessoas más querendo se dar bem sobre vítimas de golpes. É preciso estar atento para evitar o óbvio (dica #3) e pesquisar bastante (dica #1) para não cair em uma cilada.

Na prática, podemos dar as seguintes dicas:

  • Se o seu banco ou operadora de cartão permitir, criei um número de cartão virtual para realizar as suas compras. Assim você terá a certeza de que não está comprometendo o seu cartão principal para as compras da Black Friday.
  • Escolha métodos de pagamento convencionais e seguros. Depósito online? Transferência eletrônica? Essas são alternativas pouco seguras e profissionais paras as lojas.
  • Confira se as lojas possuem os certificados de segurança necessários para garantir uma compra segura.

TecMundo recomenda

Além de um parceiro na produção deste conteúdo, o TecMundo também recomenda os produtos da Dell para os consumidores. Além de um suporte reconhecidamente eficiente, a marca se destaca por oferecer produtos de ponta e que com certeza agradarão os compradores.

Caso esteja procurando uma lista de recomendação, sugerimos a leitura deste artigo. No texto você confere um guia de compras para a Black Friday 2017, o que inclui alguns belos produtos da Dell.