Livro ensina princípios do algoritmo aplicados na ciência da computação

1 min de leitura
Imagem de: Livro ensina princípios do algoritmo aplicados na ciência da computação

Você sabe o que é um algoritmo? Quem não faltou às aulas de Matemática provavelmente sabe responder a esta pergunta. Se você não faz a mínima ideia do que se trata essa regrinha, essencial na vida de programadores, fique tranquilo! O lançamento da Novatec — editora especializada em livros de tecnologia — te explica.

O livro “Entendendo Algoritmos”, escrito por Aditya Y. Bhargava, é um guia ilustrado que ensina, por meio de uma abordagem fácil, os princípios desse tópico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um algoritmo nada mais é do que um procedimento passo a passo para a resolução de um problema. Vamos dar um exemplo: em uma receita há as indicações de como fazer o prato. “Primeiro adicione o açúcar, depois acrescente o trigo, agora coloque o leite e bata etc.”. Se você conseguir seguir essas ações, você acabou de realizar essa regra. O seu computador, ao resolver esses problemas matemáticos, faz exatamente isso.

Dada sua importância, algumas escolas ensinam as crianças sobre essa lógica de programação como uma nova habilidade para qualquer área em que o jovem venha a estudar.

O livro, que explica esses procedimentos, é de fácil leitura, repleto de imagens e destinado a programadores autodidatas, engenheiros ou pessoas que gostariam de recordar o assunto.

A obra inclui a abordagem de algoritmos de pesquisa, ordenação e algoritmos gráficos, cerca de 400 imagens com descrições detalhadas, comparações de desempenho entre algoritmos, diagramas e exemplos de código em Python.

Os exemplares de “Entendendo Algoritmos” já estão à venda por R$ 73 pelo site da editora Novatec, neste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.