Software gratuito detecta momento que ransomware começa a encriptar seu PC

1 min de leitura
Imagem de: Software gratuito detecta momento que ransomware começa a encriptar seu PC

O ransomware foi uma das maiores ameaças cibernéticas de 2016 — e o cenário deve piorar para 2017. O vírus tem um potencial catastrófico: ele sequestra todos os arquivos do seu PC via encriptação. Para liberar esses arquivos, um cibercriminoso, normalmente, cobra um valor X em bitcoins. Apesar da maioria dos ataques estarem voltados para computadores corporativos, usuários finais de todo o mundo também sofreram nas mãos de ransomwares neste ano. Agora, é hora de se proteger.

A Cybereason, companhia de segurança de Boston (EUA), desenvolveu o RansomFree, uma ferramenta gratuita que detecta ransomwares em tempo real. O programa tem a capacidade de notar rastros do vírus antes que ele comece a encriptar os arquivos. Assim que ele detecta a presença do malware, ele envia um alerta e oferece algumas opções.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ele detecta todos os ransomwares mais utilizados por cibercriminosos

O RansomFree é compatível com dispositivos que rodam em Windows 7, Windows 8, Windows 10, Windows Server 2010 R2 e Windows 2008 R2. De acordo com a desenvolvedora, o programa consegue detectar todos os ransomwares mais utilizados por cibercriminosos, como o Locy, TeslaCrypt, Cryptwall e Cerber.

"A ferramenta identifica comportamentos de ransomware, incluindo tentativas de segmentação de discos locais, bem como detecção e impedimento de criptografia sobre as unidades de rede compartilhadas", explicou a Cybereason ao HackerNews.

Você pode fazer o download do RansomFree clicando aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.