Review: teclado wireless e touch Logitech k400r

6 min de leitura
Imagem de: Review: teclado wireless e touch Logitech k400r

Especialmente desenvolvido para ser usado em computadores e televisores instalados na sala de estar, o teclado wireless e touch Logitech k400r é um belo trabalho da fabricante de acessórios tecnológicos. Esse modelo possui um sistema de conexão sem fio confiável que funciona a longo alcance, algo que pode ser essencial para aqueles que possuem um cômodo grande.

Além da praticidade da tecnologia wireless, o Logitech k400r ainda conta com um touchpad integrado que facilita ainda mais a interação com o computador. São 3,5 polegadas de espaço para usar, além uma superfície multitoque e dois botões para tornar tudo ainda mais familiar para os usuários. O TecMundo recebeu esse modelo da fabricante para análise e a nossa opinião é o que você confere a partir de agora.

O teclado wireless Logitech k400r foi gentilmente cedido por empréstimo pela Logitech para a realização desta análise.

Especificações técnicas do teclado wireless e touch Logitech k400r

Especificações técnicas

  • Marca: Logitech
  • Modelo: k400r
  • Padrão ABNT2 (com tecla "ç")
  • Compatibilidade do sistema: Windows XP, Windows Vista, Windows 8 e Windows 10
  • Alcance de funcionamento: até 10 metros
  • Touchpad multitoque integrado de 3,5 polegadas
  • Bateria: duas pilhas alcalinas AA (pré-instaladas)
  • Duração de bateria: até um ano (podendo variar dependendo do uso)
  • Teclas de perfil baixo
  • Configuração plug-and-play
  • Conectividade: porta USB
  • Tecnologia sem fio: Logitech Advanced 2,4 GHz
  • Dimensões: 12 cm x 3 cm x 38 cm
  • Peso: 575 g

Design minimalista

O teclado Logitech k400r possui um visual minimalista bastante atraente e um perfil baixo supercompacto. São apenas 3 centímetros de espessura, o que o torna ideal para armazenagem em espaços pequenos. É possível, por exemplo, guardá-lo na vertical na sala de estar em móveis que não dispõem de muito espaço para organizar todos os seus pertences.

Teclado wireless e touch Logitech k400r

Considerando as outras medidas – 12 cm x 38 cm –, também constatamos que o teclado da Logitech é bastante compacto. Comparando com um teclado convencional, com teclas numéricas, temos pelo menos 10 centímetros a menos no comprimento. Na contração do tamanho, o modelo k400r não é tão leve – são 575 gramas –, mas nada que vá atrapalhar significativamente a utilização.

O teclado Logitech k400r possui um visual minimalista bastante atraente e um perfil baixo supercompacto

O teclado possui teclas altas, oferecendo conforto e uma digitação silenciosa. Porém, o tamanho compacto pode ser um desafio para aqueles que estão acostumados com um acessório de dimensões convencionais. No lado direito do k400r, um touchpad de 3,5 polegadas substitui o mouse usado em salas de estar ou reuniões em que o acessório apontador é um problema para todo mundo.

Para os que estiverem preocupados com o padrão utilizado pela Logitech, não há com o que se preocupar: o modelo k400r utiliza o ABNT2, que possui a tecla "ç". O conector desse teclado segue o padrão de outros acessórios da categoria, oferecendo um tamanho diminuto que com certeza não vai incomodar quando estiver conectado à porta USB do computador.

Teclado wireless e touch Logitech k400r

Esse teclado da Logitech ainda oferece a funcionalidade das teclas multimídia, com controle para brilho, volume e outras funções úteis no sistema operacional da Microsoft. Ainda há teclas destacadas para o acionamento do player padrão de música e o software navegador de internet. Para economizar energia nos períodos em que não estiver sendo utilizado, é possível desligar o k400r através de um botão que fica escondido na parte traseira do acessório.

O que vem na caixa?

  • Wireless touch keyboard Logitech k400r
  • Extensor de alcance USB
  • Receptor Unifying
  • Documentação do usuário
  • Duas pilhas alcalinas AA (pré-instaladas)

Funcionamento

Em nossos testes, o k400r funcionou muito bem e mostrou que oferece uma facilidade gigantesca para aqueles que precisam substituir o controle remoto na sala de estar. Todos sabemos como é difícil e demorado digitar utilizando as teclas numéricas, o que valida ainda mais a utilização de um teclado sem fio para essas ocasiões. Dessa forma, procurar um conteúdo no YouTube ou na Netflix é muito mais rápido e fácil.

O k400r funcionou muito bem e mostrou que oferece uma facilidade gigantesca para aqueles que precisam substituir o controle remoto na sala de estar

As teclas funcionam e respondem muito bem, o que também inclui os acionadores multimídia. Também não tivemos problemas com o touchpad, que é um ótimo substituto para um acessório apontador como o mouse. As funcionalidades multitoque facilitam a vida na navegação de páginas e longos catálogos.

Testamos o teclado Logitech k400r em alguns dos sistemas operacionais compatíveis – Windows 7, Windows 8 e Windows 10 – e não encontramos dificuldade com o plug-and-play. Como promete a fabricante, basta conectar o acessório e sair usando. Precisamos apenas configurar a sensibilidade do touchpad, que estava bem abaixo do normal. Esse, entretanto, não é um "problema" do dispositivo, mas sim um ajuste realizado através do sistema.

Teclado wireless e touch Logitech k400r

Conectividade

O teclado k400r possui a tecnologia Logitech Advanced de 2,4 GHz para funcionamento sem fio. Isso garante até 10 metros para utilização, mas em nossos testes experimentamos um acessório a uma distância – sem barreiras – ainda maior sem problemas. Porém, é difícil imaginar uma situação em que se afastar muito do computador seja realmente necessário, portanto o padrão de qualidade da Logitech é mais do que o suficiente.

Um destaque para essa linha da Logitech é a presença da tecnologia Unifying, permitindo que vários dispositivos da marca utilizem apenas um receptor. Ou seja, é possível conectar um mouse e um teclado ao mesmo computador utilizando apenas um receptor sem fio. A vantagem dessa implementação é dispensar a utilização de uma porta USB para cada periférico, concentrando todos os dispositivos em um único lugar.

Bateria inclusa

Esse modelo da Logitech utiliza duas pilhas alcalinas AA que já vêm com o acessório. De acordo com a fabricante, a utilização do teclado pode garantir uma autonomia de até um ano, seguindo um padrão médio dos usuários. O cálculo da duração das pilhas é baseado em uma estimativa de 2 milhões de pressionamento das teclas em um ambiente de escritório, o que deve englobar a maioria dos usuários que compraram esse acessório.

Esse modelo da Logitech utiliza duas pilhas alcalinas AA que já vêm com o acessório

Porém, é bom deixar claro que essa autonomia pode variar de um usuário para outro. Um truque, não mencionado pela Logitech como tendo efeito comprovado, é desligar o teclado enquanto ele não estiver sendo utilizado. A técnica provavelmente ajudará a aumentar ainda mais a vida útil das pilhas inclusas no acessório.

Teclado wireless e touch Logitech k400r

Vale a pena?

Se você está pensando em adquirir o k400r para utilizar no dia a dia em um ambiente de escritório, pode desistir da sua compra. Esse teclado da Logitech foi especialmente desenvolvido para substituir o controle remoto e o conjunto de mouse/teclado que ocupam e atrapalham a sua vida na sala de estar ou em reuniões de negócio. Utilizar esse acessório para produtividade pode reduzir drasticamente o seu nível de produção, uma vez que pode levar um tempo para se acostumar com o tamanho reduzido das teclas.

Porém, levando em conta seu propósito, podemos considerar que a aquisição do teclado k400r vale muito a pena. Se você costuma sofrer em frente à televisão para buscar o conteúdo que deseja, considere a compra desse acessório para aprimorar a sua experiência de uso e encontrar com mais facilidade o que procura. Uma conveniência, especialmente para espaços pequenos, é a possibilidade de guardar esse teclado na vertical, além da tecnologia wireless, que dispensa totalmente a utilização de fio.

Durante o período de análise do Logitech k400r, chegamos a encontrá-lo por R$ 164,90 para pagamento à vista, um valor bastante atraente se considerarmos a sua proposta. É lógico que é perfeitamente possível encontrar acessórios – e até kits de mouse/teclado – mais completos, mas dificilmente você achará um único dispositivo que atenda tão bem à função de substituir o seu controle remoto na sala de estar.

Que acessório você costuma utilizar para interagir com sua smart TV? Já considerou a aquisição de um teclado sem fio? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.