A história da LG, uma das rainhas da Coreia do Sul [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: A história da LG, uma das rainhas da Coreia do Sul [vídeo]

Você está acostumado a ver com frequência aqui no site uma série de notícias sobre a LG em setores como smartphones, smartwatches e eletrodomésticos.

Mas a empresa tem uma trajetória bem vasta, que inclui ajudar a Coreia do Sul a se recuperar de uma guerra e virar uma potência econômica respeitada em todo o mundo. A seguir, você conhece tudo sobre ela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O começo com... Cosméticos?

Assim como outras empresas que tiveram a história contada aqui no TecMundo (confira a lista no final deste artigo!), a LG não começou nem com eletrônicos e muito menos sob esse nome. A companhia nasceu em 1947 como Lak-Hui Chemical Industrial, com a palavra em coreano soando como “Lucky”, que significa "sortudo" em inglês.  Os fundadores são Huh Man-jung e Koo In-hoe, e essas duas famílias permanecem no controle da empresa até hoje.

Ela começou lançando um creme para o rosto, mantendo-se por algum tempo só no mercado de cosméticos e produtos de higiene ou limpeza.

O creme para rosto foi um dos primeiros produtos da empresa

A empresa abriu um laboratório em 1950 para fazer os próprios produtos e, ao longo dos anos, lançou sabão, pasta de dente e detergente. No mesmo ano, tornou-se a primeira marca nacional da indústria a fabricar plástico e tubos PVC.

Essa era a época da Guerra da Coreia, quando o país foi devastado pelos conflitos. A LG foi uma das marcas que ajudou o país a se reerguer e ter uma indústria de produtos nacionais para uso interno e para exportação.

Entrando nos eletrônicos

Em 1958, a Lucky abriu uma empresa chamada GoldStar para entrar no mercado de produtos eletrônicos. Controlada pelo mesmo grupo, ela foi a primeira sul-coreana do setor, surgindo quase dez anos antes da rival Samsung. Um ano depois, sai o primeiro rádio produzido em todo o país.

Ela foi a pioneira a lançar a versão nacional de uma série de produtos: ventiladores, telefones, refrigeradores, televisores, aparelhos de ar condicionado e máquinas de lavar roupa. Entre alguns mais exóticos, ela também foi a primeira a fazer escadas-rolantes e elevadores por lá.

Um dos primeiros telefones da LG sendo testado por seu cofundador

A GoldStar logo passou a fornecer seus eletrônicos para mercados ocidentais e a investir em semicondutores. Só que a fabricação de chips não deu tão certo: ela foi superada pela Samsung rapidamente nesse mercado e voltou a focar em aparelhos.

O primeiro dela vendido nos Estados Unidos foi uma TV de 19 polegadas. Em 1982, ela foi a primeira sul-coreana a abrir uma fábrica na América do Norte para dominar de vez o Ocidente.

Na metade dos anos 80, a parte de cosméticos e limpeza ainda era a maior fonte de renda da corporação. Porém, no fim dessa mesma década, a área de eletrônicos já era a mais lucrativa.

Alçando voos

E agora chegou a hora de revelar: afinal, o que significa LG? Ela é a sigla de Lucky-Goldstar, a fusão da companhia de cosméticos com a de eletrônicos. As duas se juntaram em 83, mas a mudança para a sigla só aconteceu em 95 por ser um nome mais chamativo e comercial.

O logotipo que você conhece existe desde aquele ano e só passou por uma pequena alteração em 2015, adotando um tom mais escuro de vermelho e trocando de fonte.

Nos anos 80, ela tentou de tudo. A marca ainda lançou videocassetes, computadores pessoais e muitos outros produtos para o consumidor final ou para o mercado corporativo.

Sim, isso gerou muito dinheiro no começo, mas logo vieram reclamações sobre a baixa qualidade nos produtos, alguns fabricados às pressas. A reputação da LG ficou manchada nessa época, mas logo veio o resgate.

Em 91, a empresa passou por uma reformulação radical, que deixou de lado o esquema familiar e cheio de burocracia da gerência.

Quem assumiu como CEO da parte de eletrônicos foi Lee Hun-Jo, que não era de nenhuma das duas famílias fundadoras. Ele corta uma série de produtos que não estavam dando certo e faz divisões em setores para manter tudo organizado e com qualidade.

Mais e mais mercados

Em 99, a LG estreia em um setor que hoje em dia é um dos seus principais. Ela passa a fazer telas LCD em uma parceria com a Phillips, que depois passa a se chamar nada menos que a LG Display. A norte-americana Zenith foi comprada em definitivo mais ou menos nessa época e virou uma das principais parceiras.

No começo dos anos 2000, novas mudanças. A LG Chem é separada para atuar mais individualmente, mas ainda debaixo da corporação. Hoje em dia, ela é a maior empresa de produtos químicos da Coreia do Sul, produzindo soluções em energia, matérias-primas e produtos como plástico, borracha e polímeros sintéticos.

Outra divisão que foi um tiro certeiro é a LG Household & Healthcare, que lança cosméticos, produtos de higiene pessoal e até distribui bebidas, incluindo os refrigerantes da Coca-Cola, na Coreia do Sul.

E tem um setor que você pode não conhecer, a LG Innotek. É ela que cuida da fabricação dos componentes mais específicos para os produtos da marca e das parceiras, incluindo módulos de câmera, LEDs e até tecnologia automotiva. Essa área também já foi desmembrada uma vez, dando origem à LIG Nex1, que faz equipamentos de defesa militar e vigilância, incluindo até mísseis.

A LG continua forte ao longo dos anos no mercado sul-coreano e também mundial. Ela permanece lançando televisores, máquinas de lavar roupa, ar-condicionado, refrigeradores e por aí vai até hoje, vários deles já inteligentes e integrados com a Internet das Coisas.

Olá, mercado mobile!

Quando os celulares estavam em alta, a LG descobriu o setor. Ela não foi exatamente um grande destaque no começo, mas, a partir da ascensão dos smartphones, lançou muitas linhas diferentes. Vamos destacar alguns aparelhos que fizeram história:

O B1200 é o primeiro com jogos e tinha incríveis oito tons polifônicos de chamada.

O LG KG800, ou LG Chocolate, que saiu em 2006 e chamou bastante atenção pelo design.

O LG A380, que é um flip com uma pequena tela externa pra informações rápidas.

O LG Prada, de 2007, foi o primeiro com tela capacitiva. Executivos da LG acusam a Apple de copiar o visual dele no primeiro iPhone.

E tem ainda alguns de design duvidoso, como o LG Viewty, que mistura celular com câmera digital e saiu no Brasil em 2008.

O primeiro smartphone dela com Android foi o GW620, também chamado de LG Eve ou LG InTouchMax. Ele saiu em 2009 com teclado deslizável e câmera de 5 megapixels.

A aliança rendeu ainda o Nexus 4 e o Nexus 5X, fabricados em parceria com a Google.

Em 2010, veio o primeiro Optimus, começando uma linha bastante duradoura e variada.

As famílias K, V e Vu também se destacam, com aparelhos para os mais diferentes segmentos e com todos os tamanhos de tela possíveis.

O primeiro modelo Vu concorria diretamente com o Galaxy Note

E tem ainda o LG G Flex, um smartphone curvo que talvez tenha surgido na época errada e, por custar demais, não foi um sucesso comercial.

O incontestável

Mas sinônimo de LG e celular é mesmo a família G. O primeiro se chamou Optimus G e já fez muito sucesso quando saiu em 2013, vendendo 1 milhão de unidades em quatro meses só na Coreia do Sul.

Aí virou tradição, com a LG lançando um novo top de linha por ano. O LG G2 se destacou por manter um ótimo desempenho mesmo depois de vários anos de uso, além dos botões físicos na traseira, um visual que virou marca registrada da linha.

O LG G3 brilhou com uma tela Quad HD e introduziu os modelos paralelos, como o G3 Stylus e o G3 Beat. O G4 mudou pouco em relação ao anterior, mas é até hoje o aparelho de muitos consumidores.

Já o LG G5 ficou marcado negativamente por apresentar acessórios que não pegaram e por chegar ao Brasil em uma versão com hardware piorado, mas ainda custando caro. Mais recente da família, o G6 abandonou os módulos e voltou a brilhar, especialmente pela câmera dupla e a tela que ocupa quase toda a parte frontal do dispositivo.

O que mais ela faz hoje?

No ramo de televisores, o destaque atual vai para as linhas Smart 4K e OLED. O sistema operacional atual delas é o WebOS, licenciado da HP e originalmente da Palm. A LG também tem monitores de vários tamanhos e resoluções e vive pesquisando novas tecnologias na área, como displays dobráveis e flexíveis.

A empresa também aposta hoje no segmento de Internet das Coisas e em smartwatches. No caso de relógios, o LG G Watch foi um dos primeiros com Android Wear, e a linha ganhou sucessores com cara mais esportiva ou urbana.

O atual CEO de toda a corporação é Koo Bon-moo, neto de um dos fundadores da Lucky, que começou como gerente do setor de produtos químicos. Já o chefe da parte de eletrônicos é Jo Seong-jin, que antes cuidava do setor de produtos domésticos e já tem mais 40 anos de carreira na companhia.

A LG hoje é o quarto maior chaebol da Coreia do Sul. Esse nome é usado para descrever as “supercorporações” que atuam em áreas bem diferentes e começaram por lá, de eletrônicos até alimentos e outros serviços. Ela fica atrás apenas de Samsung, Hyundai e do SK Group. Com tanta história por trás, você com certeza já viu a marca em muitos lugares por aí ou até tem produtos dela em casa.

...

Se você quer ver a história de algum produto, empresa ou serviço contada no canal do TecMundo, é só deixar a sugestão nos comentários. Confira as outras trajetórias que já contamos neste quadro:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.