LG G6: 5 prós e contras em relação aos concorrentes

4 min de leitura
Imagem de: LG G6: 5 prós e contras em relação aos concorrentes

No ano passado, a LG pisou na bola com o G5, especialmente nos países onde a versão SE (“capada”) foi lançada. O telefone tinha hardware de intermediário premium, mas a empresa queria fazê-lo se passar por top de linha. Agora, com o lançamento do G6, a história é outra. Parece que a companhia busca redenção com um smartphone diferente e que realmente pode ser considerado um top de linha, tanto por hardware quanto por qualidade de construção.

Contudo, nenhum telefone é perfeito, e o G6 certamente tem seus problemas, juntamente com diversas qualidades que podem convencer alguém a comprar ou não esse dispositivo. Nós selecionamos uma lista com cinco prós e cinco contras do novo celular da LG justamente por conta desse contexto. Confira:

Pró 1: novo formato

A LG foi a primeira grande marca de smartphones a trazer o formato 18:9 para a tela de um smartphone. Esse padrão também pode ser chamado de 2:1 e é basicamente o que a gente vê em telas de cinema atualmente. O melhor disso é que o display fica mais alto e garante mais espaço para lidar com apps em tela dividida e também para navegar na web sem ter que rolar muito a página.

Pró 2: tela plana

O Galaxy S8 da Samsung tem praticamente o mesmo formato de tela, mas ele vem com as bordas curvadas. Como isso não agrada todo mundo, o LG G6 é uma alternativa com tela grande, porém plana. Ainda assim, os cantos do display dos dois modelos são arredondados.

Pró 3: leitor de digitais

Frente ao principal concorrente, o LG G6 tem a vantagem de contar com um sensor biométrico mais fácil de alcançar. Ele também fica na parte traseira do celular, mas foi posicionado mais para baixo. Aí você não tem que esticar a mão para alcançá-lo, já que o lugar é basicamente onde você descansa seu dedo naturalmente ao tirar o modelo do bolso. Além do mais, como o leitor fica longe da câmera, não há o risco de ficar sujando a lente o tempo todo com impressões digitais.

Pró 4: mais resistente

O LG G6 é mais resistente que o Galaxy S8 porque sua moldura de metal é mais larga e evita que a tela seja comprometida com qualquer queda. Claro que ele não é inquebrável, mas certamente consegue aguentar um pouco mais o tranco. Já existem inclusive vários relatos pela internet de S8 danificado, mesmo poucas semanas depois do lançamento.

Pró 5: sistema de câmeras duplo

Outra vantagem que o G6 tem sobre seus concorrentes nessa categoria é o sistema de câmeras na parte traseira. O mais legal é que uma das lentes tem um ângulo de visão normal, e a outra é bem ampla, com 125°. Isso é o suficiente para espremer um grupo enorme de pessoas na mesma imagem sem ter que tirar a foto bem de longe.

Fotos feitas com o LG G6

Contra 1: ecossistema

A LG até tentou no ano passado criar um grupo de acessórios funcionais para seus top de linha, mas a ideia não deu muito certo com o G5. Já o S8 recebeu uma versão nova do Gear VR e ainda pode ser usado com uma câmera 360, fones sem fio que se conectam com o S Health e um monte de outros itens. Tudo isso é muito caro, a gente sabe, mas não deixa de ser uma opção para quem tem dinheiro para gastar em um ecossistema mais completo.

Contra 2: tela LCD

A gente tem apontado os prós e contras do G6 basicamente em relação ao S8, porque o celular da Samsung é o único top de linha de 2017 que de fato concorre com o aparelho da LG neste momento. Por isso, não dá para deixar passar a questão da qualidade da tela. O S8 vem com o Super AMOLED, e o G6 com o IPS LCD, que é de ótima qualidade também, mas é bem inferior em brilho, qualidade de cor e também contraste. Você até pode achar esse ponto aqui meio desimportante, mas não dá para deixar de fora da lista.

Contra 3: armazenamento

A LG só trouxe para o Brasil a versão de 32 GB de memória interna do G6. Isso é um contra porque até celulares intermediários, como Moto G5 e K10 Novo, já possuem essa mesma quantidade de espaço. A gente acha que quem paga R$ 4 mil em um aparelho merece mais espaço do que isso. A Samsung entendeu o recado e está vendendo o S8 de 64 GB pelo mesmo preço do G6 de 32.

Contra 4: dual-SIM fake

Finalmente os top de linha começaram a chegar ao mercado com a funcionalidade dual-SIM. A Samsung trouxe no Galaxy S8, e a ASUS no ZenFone 3 Deluxe. A LG não anuncia o G6 como dual-SIM, mas o celular tem uma gaveta dupla, dando a entender que ele conta com o recurso. Dá até para colocar os dois chips ali e inseri-los no dispositivo, porém um dos espaços simplesmente não funciona. É um defeito bem trivial, mas a gente preferiu avisar você sobre isso.

Contra 5: design

A LG se deu ao trabalho de mudar todos os materiais do G6 na comparação com o G5, mas a empresa perdeu a oportunidade de trazer um design mais criativo e mais polido. A Samsung também não fez algo totalmente diferente, mas é inegável que o Galaxy S8 é bem mais refinado e tem um acabamento melhor. Só de olhar nos cantos arredondados, você já percebe que a Samsung fez um trabalho mais cuidadoso. Por isso, seria melhor para a LG ter trazido alguma coisa diferente e talvez mais inovadora a fim de competir com a conterrânea.

***

Opções de compra:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.