Satélite com tecnologia laser quebra recorde de identificação de navios

1 min de leitura
Imagem de: Satélite com tecnologia laser quebra recorde de identificação de navios
Imagem: Gizmodo

A imagem granulada em tons de cinza que você pode ver acima não parece muito impressionante por conta própria, mas serve como um registro para quebra de um recorde mundial. A foto é fruto de uma varredura feita por radares que foi recebida por um satélite e enviada de volta à Terra por meio de um raio laser, permitindo que a Agência Espacial Europeia (ESA) identificasse navios na costa do Brasil em menos de 18 minutos.

Por mais que esse espaço de tempo não pareça ser muito curto, ele marca a realização mais rápida desse tipo de procedimento já feita até hoje e possibilita a identificação de embarcações em regiões que, de outra forma, seriam “pontos cegos” do mar. A varredura foi obtida pelo satélite Sentinel-1A da ESA e enviada para Oberpfaffenhofen e Neustrelitz, na Alemanha, onde as imagens levaram 13 minutos para ser processadas e os cinco restantes para serem analisadas.

Sem a tecnologia de comunicação via laser, o satélite levaria uma hora ou mais para enviar os dados para uma estação terrestre. De acordo, a técnica pode ser considerada como um monitoramento quase em tempo real, já que as escalas temporais envolvidas estão dentro das exigências para a observação de navios. Acredita-se que a técnica também possa ser usada para acompanhamento de vazamentos de óleo e até detecção da atividade de piratas.

O que você acha das possibilidades abertas pelo uso raios laser por satélites? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.