Brecha grave no iPhone permite que hackers roubem seus arquivos do iMessage

1 min de leitura
Imagem de: Brecha grave no iPhone permite que hackers roubem seus arquivos do iMessage
Imagem: Apple

Em meio a tantas boas notícias e expectativas positivas sobre o evento da Apple, trazemos novidades bastante preocupantes com relação aos smartphones da empresa. Segundo o jornal The Washington Post, uma nova falha acaba de ser descoberta no sistema de encriptação do iPhone, que permite a um hacker ter acesso às suas fotos e vídeos enviadas pelo iMessage.

Seria esse resultado do uso de um método ruim de encriptação de dados? Não é esse o caso aqui; de fato, o software usa um mecanismo de criptografia em 64bits, o que o torna bastante seguro. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, no entanto, acharam uma brecha que permita que múltiplos códigos de chave sejam inseridos simultaneamente, o que quer dizer que um hacker habilidoso pode simplesmente quebrar a proteção à base da “força bruta”.

A breve volta de um problema antigo

Tal brecha na segurança, vale notar, não é exatamente novidade: meses atrás a Apple já teria lidado com a falha e resolvido o problema no lançamento do iOS 9. Mas, como acabou se provando agora, a solução foi apenas parcial, de maneira que uma variação do método de invasão original permitiu o acesso aos dados do aplicativo.

Felizmente, parece que você só terá que se preocupar com essa falha por mais alguns minutos: a Apple informou que o iOS 9.3 – que deve ser lançado ainda hoje pela empresa – vai corrigir a falha no iMessage por completo.

Você já teve problemas com a segurança de seu aparelho iOS? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.