Facebook: internet mobile no Brasil é considerada 'em amadurecimento'

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: internet mobile no Brasil é considerada 'em amadurecimento'
Imagem: Huffington Post

A ONG Internet.org mantida pelo Facebook publicou nesta semana o seu último relatório acerca do estado da internet no mundo. O documento foca especialmente em detalhes de redes móveis e determina três pontos-chave para a expansão da web: infraestrutura, acessibilidade financeira, e relevância. Em uma análise geral, a ONG classificou a rede de internet mobile do Brasil como “em amadurecimento”.

Isso porque a média de uso da internet móvel dos brasileiros chegou a 416 MB por mês. 57% de todos os smartphones e tablets do país usam a rede 3G/4G, enquanto 43% ainda fica no 2G. Isso se deve especialmente ao fato dos celulares básicos ainda serem bastante usados por aqui. É interessante notar também que mais da metade do uso de dados móveis no país é destinado ao consumo de áudio e vídeo via streaming.

Média mundial

Globalmente falando, 37,9% de toda a população mundial esteve conectada à web pelo menos uma vez em 2014. Nesse mesmo período, a expansão da web desacelerou pelo quarto ano seguido, caindo de 14,7% de crescimento em 2010 para 6,6% em 2014.

Quanto aos três pontos-chave para o crescimento da abrangência da web, a Internet.org constatou que, em 2014, 90% da população mundial vivia em áreas cobertas pelo sinal de internet móvel. Dessa maneira, a infraestrutura não seria o maior problema para o avanço.

A questão da acessibilidade financeira parece um pouco mais crítica para travar a expansão da rede pelo globo. Um pacote de 250 MB por mês é acessível para apenas 50% da população mundial, considerando preços médios em todo o planeta. Planos de 100 MB por mês podem ser pagos por 80% da população, mas locais como os países do sul da África, pacotes de apenas 20 MB por mês são acessíveis para somente 53% dos cidadãos.

Em questão de “relevância”, a Internet.org considera o tipo de conteúdo que pode ser acessado para os moradores de diversos países. Dessa maneira, algo publicado em português na internet é pouco relevante para quem mora no Vietnã, por exemplo, já que a barreira do idioma é muito grande nessas condições. Dessa maneira, para que a web fosse relevante para pelo menos 80% do mundo, seria necessário uma boa quantidade de conteúdo em pelo menos 92 línguas diferentes.

Você pode conferir o relatório completo aqui e observar alguns gráficos adicionais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.