Doodle do Google presta homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

2 min de leitura
Imagem de: Doodle do Google presta homenagem ao Dia Internacional das Mulheres
Imagem: Google

O Google usou a página principal do buscador para celebrar o Dia Internacional da Mulher com um Doodle nesta sexta-feira (8). A ilustração ressalta o progresso da luta pela igualdade de gênero em uma colcha de retalhos e o compartilhamento de sabedoria através de gerações.

"Este Doodle do Dia Internacional da Mulher destaca um grupo de mulheres que compartilham sabedoria através de gerações dentro de uma colcha bordada com símbolos do progresso feito ao longo dos anos", descreve o Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A colcha de retalhos busca representar o sentimento de aconchego e compartilhamento de sabedoria entre mulheres de várias gerações.A colcha de retalhos busca representar o sentimento de aconchego e compartilhamento de sabedoria entre mulheres de várias gerações.Fonte:  Google/Reprodução 

A autora do Doodle é Sophie Diao, designer e artista de Doodle do Google. Em uma seção de perguntas e respostas, ela menciona que a união das mulheres de várias gerações da sua família foi a principal inspiração para a obra.

"O lado materno da família é composto principalmente por mulheres, então sempre que voltávamos para visitar a família na China, íamos passar o verão inteiro juntos como um grande multi-grupo geracional: minha avó, minhas quatro tias, minhas quatro filhas, primos e as numerosas senhoras idosas da aldeia que passavam o dia todo cozinhando e jogando cartas", cita Diao.

"Eu queria capturar aquela sensação aconchegante e reconfortante de gerações mais velhas compartilhando sabedoria e precioso tempo de qualidade com os mais jovens", complementou.

Qual a origem do Dia Internacional da Mulher?

Oficializada em 1910 na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, o Dia Internacional da Mulher é uma homenagem a um movimento de 15 mil mulheres de uma fábrica têxtil nos Estados Unidos. Na manifestação, o grupo reivindicava melhores condições de trabalho, incluindo redução na jornada, direito ao voto e melhores salários.

Após o evento, o movimento foi ganhando força internacionalmente. Gradativamente, países foram estabelecendo seus próprios dias para homenagear mulheres. Porém, a data só foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, se tornando um marco pela igualdade de gênero e direito das mulheres no mundo inteiro.

Doodle de 2023

No ano passado, o Doodle do Google foi elaborado pela artista Alyssa Winans, que estampou a capa do buscador mais famoso do mundo com várias representações de "mulheres apoiando mulheres".

No ano passado, o tema do Doodle do Dia Internacional da Mulher era o apoio entre mulheres.No ano passado, o tema do Doodle do Dia Internacional da Mulher era o apoio entre mulheres.Fonte:  Google/Reprodução 

"Eu sei que a experiência completa do que significa ser uma mulher certamente não pode ser capturada em uma imagem, então espero que seja apenas um ponto de partida para refletir sobre quão ampla, complexa, matizada e poderosa é a noção de feminilidade", pontuou na época.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.