Web Stories: Google lança novo formato de publicações no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Web Stories: Google lança novo formato de publicações no Brasil
Imagem: Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Vídeos curtos e com tempo de veiculação limitado há alguns anos fazem parte de diversas plataformas e se tornaram um fenômeno na internet. Agora, a Google implementa a própria solução do tipo e permite que criadores de conteúdo desenvolvam novidades para seus portais com o Web Stories, que traz funções inéditas e, segundo a empresa, tem potencial para se tornar um pilar único de informação.

Trata-se de uma nova maneira de divulgar materiais, juntando-se, por exemplo, a podcasts, afirma Paul Bakaus, representante da companhia. Segundo ele, sendo capazes de gerar mais engajamento, essas publicações demandam menos recursos quando comparadas a vídeos tradicionais, e sua estruturação diferenciada proporciona interação otimizada ao usuário.

Ainda de acordo com Bakaus, um dos principais diferenciais da ferramenta é permitir a hospedagem em servidores próprios e ser capaz de direcionar o tráfego para o site que a publica, que ainda recebe a receita gerada. Em suma, o conteúdo pertence a quem o produziu, assim como seus resultados. A definição do tempo de exibição, inclusive, fica por conta do criador, e se ele desejar pode eliminar a efemeridade do material.

Web Stories, da Google, traz novidades ao formato que já é febre na internet.Web Stories, da Google, traz novidades ao formato que já é febre na internet.Fonte:  Reprodução 

Novo formato, novas habilidades

O recurso, que chega ao Brasil nesta terça-feira (06), receberá destaque em diversos locais considerados importantes pela gigante. Já na tela de resultados de pesquisas do buscador (SERP) miniaturas de produções sugeridas aparecerão, assim como terão lugar reservado no Google Discover, disponível em dispositivos móveis. Mais integrações são esperadas daqui para frente, ainda que detalhes adicionais não tenham sido divulgados.

Acreditando no potencial da ferramenta, Bakaus sugere o estudo de aplicações visuais que sejam mais interessantes para o público de cada criador, já que, ao contrário de textos de blogs, que exigem complementações básicas ao conteúdo fundamentalmente escrito, o recurso amplia as possibilidades de uso.

Quer saber como funciona na prática? Aqui no TecMundo você tem acesso a uma seção dedicada ao novo formato, produzida nos últimos meses em parceria com a Google, e já pode começar a aproveitar um jeito diferente de se informar.

Veja alguns exemplos:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.