Wikipédia terá novo design depois de 10 anos

1 min de leitura
Imagem de: Wikipédia terá novo design depois de 10 anos
Imagem: Wikimedia

A Wikipédia, enciclopédia virtual mais consultada no planeta, anunciou que está preparando melhorias no seu visual. As alterações poderão ser observadas nos próximos meses, e são as primeiras reformulações no site nos últimos 10 anos. O redesign estará inteiramente disponível no final de 2021.

A Wikipédia pode ser considerada um dos maiores ícones da cultura da web por quase vinte anos. Se é verdade que buscamos no Google, é na Wikipédia que encontramos a maior parte das respostas às nossas dúvidas. São milhões de entradas de uma enciclopédia de contribuição colaborativa e coletiva.

Embora a maioria das pessoas já esteja acostumada com o layout atual, que é muito intuitivo, a Wikimedia Foundation pretende, segundo o Blog da Wikimedia, que a enciclopédia não apenas pareça mais moderna, como possa também se tornar menos “desajeitada e opressiva” para os novos usuários.

Primeiras alterações

Wikimedia/DivulgaçãoWikimedia/DivulgaçãoFonte:  Wikimedia 

A primeira alteração a ser implementada no site será uma barra lateral recolhível. O recurso irá permitir que os usuários recolham todo o lado esquerdo de cada página, para minimizar distrações, reduzir os conteúdos e links irrelevantes, e consigam focar na pesquisa principal. Será adicionado um botão de alternar idioma com um simples clique.

A Wikipédia também anuncia diversas melhorias na ferramenta de busca do site, para facilitar a localização de outras páginas. Finalmente, para ficar de cara nova, o logotipo será reconfigurado para ficar menor em cada página.

Para conhecer todos os novos recursos propostos, e saber todas as mudanças que vêm por aí, basta fazer o que fazemos quando temos qualquer dúvida: consultar a Wikipédia, onde, além dos textos, vários GIFs animados mostram o aspecto visual do novo layout da Wikipédia. Nada foi dito ainda sobre a aplicação do novo redesign na versão móvel.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.