Google torna mais fácil a busca por imagens licenciáveis

1 min de leitura
Imagem de: Google torna mais fácil a busca por imagens licenciáveis
Imagem: Google/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google anunciou ontem (31) uma atualização para o seu sistema de busca de imagens, que promete tornar mais fácil diferenciar as fotos disponíveis para uso gratuito daquelas protegidas por direitos autorais. A mudança está sendo desenvolvida em parceria com empresas de licenciamento.

Com as novas funções do Google Imagens, as fotos que possuírem informações de licenciamento fornecidas pelo editor ou criador vão aparecer, na busca, com o selo “Licenciável”, indicando a possibilidade de uso em outras plataformas, caso você siga as orientações do proprietário.

Ao clicar nelas, será possível conferir os detalhes disponibilizados pelo criador, indicando os requisitos para a utilização daquele conteúdo. Em caso de imagem à venda, existe a possibilidade de encontrar um link para a compra dos direitos de uso, desde que o licenciador tenha fornecido tal informação.

Usando o sistema de filtros, fica mais fácil encontrar as imagens desejadas.Usando o sistema de filtros, fica mais fácil encontrar as imagens desejadas.Fonte:  Google/Divulgação 

O usuário também tem a opção de adicionar filtros à pesquisa, para exibir os resultados conforme o tipo de licenciamento procurado. Você pode, por exemplo, escolher visualizar somente as imagens com uma licença Creative Commons, menos restritivas, ou apenas as fotos comerciais. Para tanto, basta usar o menu suspenso “Direitos de uso” e definir as suas preferências.

Plataforma passou por várias mudanças nos últimos anos

Utilizada inicialmente para pesquisar fotos gratuitas na internet, a plataforma Google Imagens passou por diversas mudanças ao longo do tempo, atendendo principalmente aos criadores, com o objetivo de reduzir a utilização indevida de imagens protegidas por direitos autorais.

De acordo com a gigante das buscas, a atualização está alinhada com outras alterações já feitas no serviço, para “deixar mais claro quem é o criador ou detentor dos direitos autorais”. A companhia também informou que pretende contribuir para um uso mais responsável do serviço, encorajando os usuários a respeitar as normas.

Esta última novidade está sendo implementada aos poucos, devendo chegar a todos os usuários nos próximos dias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.