Netflix e YouTube limitam serviços para evitar colapso na rede

1 min de leitura
Imagem de: Netflix e YouTube limitam serviços para evitar colapso na rede
Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/abstrato-close-compras-conceitual-987586/

A União Europeia (UE) solicitou ao YouTube e à Netflix que limitem seus serviços temporariamente para evitar problemas imediatos nas redes de banda larga, devido ao enorme fluxo de acessos que tem acontecido nos últimos dias, em decorrência da quarentena imposta em diversos países.

Com as pessoas ficando em casa para evitar a contaminação pelo Coronavírus, é cada vez maior a procura pelos serviços de streaming, jogos online e a busca por notícias, além de muitas empresas estarem adotando o home office, situações que aumentam consideravelmente o tráfego na internet.

Embora as operadoras afirmem estar preparadas para lidar com as flutuações do tráfego, a UE pediu às plataformas de streaming que limitem seus conteúdos de vídeo a uma definição mais reduzida, na versão padrão, retirando as opções de assistir a filmesséries em Full HD e 4K.

O grande volume de tráfego pode derrubar alguns serviços de streaming.O grande volume de tráfego pode derrubar alguns serviços de streaming.Fonte:  Pexels 

Tomando esta medida, que vai afetar diretamente a experiência dos usuários, a União Europeia acredita que haverá efeitos imediatos no consumo de dados, reduzindo a sobrecarga na rede e evitando um colapso durante o período em que todos estão em casa se protegendo da Covid-19.

Consumo de internet em alta

As políticas de distanciamento social e quarentena introduzidas por governos em todo o planeta, em meio à pandemia do Coronavírus, têm feito com que os picos de tráfego na internet não se limitem mais ao período noturno, como acontece normalmente.

Na Inglaterra, por exemplo, a operadora Vodafone relatou que o horário de pico agora se estende do meio-dia às 21h, enquanto na Itália, a TIM registrou aumento de 75% no tráfego de dados no fim de semana, principalmente por causa de jogos como Call of Duty e Fortnite.

Leia tambémPandemia do coronavírus já causa lentidão na internet pelo mundo

Para garantir o bom funcionamento da internet durante os períodos de quarentena, a União Europeia também pediu bom senso aos usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.