Melhores doodles do Google para mandar para o crush no Valentine's Day

2 min de leitura
Imagem de: Melhores doodles do Google para mandar para o crush no Valentine's Day
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Valentine's Day acontece nesta sexta-feira (14) e, como não poderia deixar de ser, a página inicial do buscador da Google traz uma homenagem a esta data em forma de doodle.

Porém, se você acessar o site aqui no Brasil, não vai notar qualquer diferença na logo da empresa. Afinal, a data equivale ao Dia dos Namorados, que por aqui é comemorado no dia 12 de junho. Já em regiões como Estados Unidos, Austrália, Canadá e em muitos outros países, hoje é o dia mais dedicado a homenagens românticas.

Por que o dia é diferente?

O tal Valentim homenageado no dia é São Valentim, e a data é rodeada de lendas a respeito da escolha. As histórias vão desde a apropriação de uma festa pagã chamada de Lupercália, que é uma celebração da fertilidade que acontecia em 15 de fevereiro, até as origens cristãs, em que o santo é visto como a personificação de uma figura simpática e heroica. Em uma das lendas, Valentim teria enviado uma carta de amor durante um período na prisão — e isso virou símbolo da data.

Oficialmente, o Dia de São Valentim foi declarado no século 5 pelo Papa Gelásio I. Esta matéria do Mega Curioso explica bem a origem da data original — e também o motivo de o povo brasileiro comemorar sozinho em um dia completamente diferente.

Os melhores doodles de Valentine's Day

2000

A imagem é simples e estática: a representação do cupido no topo e os dois "O"s de Google representado como corações. O que ele tem de especial? Foi o primeiro comemorativo do Valentine's Day. O buscador tinha apenas dois anos de funcionamento.

2008

Neste ano, a marca celebrou o fato de que não há idade para o amor e que casais mais velhos são igualmente apaixonados.

2012

https://www.youtube.com/watch?v=WTGUjRJiqik

À primeira vista, o doodle parece simples. Porém, trata-se de uma bela animação que você encontra completa no YouTube.

2013

A empresa aproveitou duas datas: o Valentine's Day e o 154º aniversário de George Ferris, inventor da roda gigante. A cada novo clique no botão de coração, os brinquedos giram e você vê uma ilustração mostrando um casal de animais em uma cena romântica. Clique aqui para brincar com a animação.

2015

A empresa quis mostrar neste ano que a data é também um momento de você se conectar com o mundo ao redor usando a tecnologia, inclusive com a alma gêmea. Ao todo, são cinco variantes em ações diferentes.

2017

Neste ano, a marca foi longe: ela criou um jogo de plataforma com várias fases para você acompanhar a história de amor entre dois pangolins, mamíferos que vivem na Ásia e África e estão ameaçados de extinção. Uma boa mistura de romantismo com mensagem ambiental. Você pode jogar por este link.

2018

O Valentine's Day caiu durante a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno daquele ano, realizado em PyeongChang, na Coreia do Sul.  A homenagem é tanto à data quanto aos atletas de patinação no gelo.

2019

A mensagem do ano é que qualquer espécie é capaz de amar, com uma mensagem de inclusão e diversidade. A animação completa pode ser vista por aqui.

2020

"Não importa em que lugar do universo você estiver, hoje o amor está no ar". É com essa mensagem que a empresa celebra a data este ano, falando de relacionamentos a distância ou com os pares separados por algum motivo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.