Golpe no WhatsApp usa convite para suposta festa VIP como isca

1 min de leitura
Imagem de: Golpe no WhatsApp usa convite para suposta festa VIP como isca

Criminosos estão usando supostos convites gratuitos para eventos ao lado de cantores famosos em um novo golpe no WhatsApp, na tentativa de roubar contas e faturar dinheiro. O alerta foi dado pela Kaspersky, empresa especializada em segurança online, que tem monitorado a prática ao longo dos últimos meses.

O golpe funciona assim: a vítima recebe a ligação de um suposto organizador de eventos dizendo que ela ganhou ingressos VIP para uma festa ou show. Em seguida, o golpista envia um código por mensagem e pede a confirmação dos números recebidos.

Porém, o usuário não percebe que, na verdade, o número que está sendo solicitado é o código de verificação da sua conta no WhatsApp. Se ele passá-lo adiante, o criminoso conseguirá acesso a todas as informações do perfil, inclusive podendo bloquear a utilização da conta pelo verdadeiro dono.

Exemplo de mensagem enviada. (Fonte: Kaspersky/Reprodução)

Com o WhatsApp sequestrado, o criminoso se passa pela vítima e começa a aplicar golpes em familiares e amigos dela, geralmente pedindo dinheiro por meio de uma narrativa bem amarrada para convencê-los. E de acordo com a Kaspersky, os golpistas também estão usando as contas roubadas para tomar os perfis de conhecidos da vítima, seguindo a mesma dinâmica.

Verificação em duas etapas

Além de desconfiar deste suposto convite para festa VIP e não passar nenhum dado para os criminosos, outra forma de se proteger deste golpe no WhatsApp é ativando a verificação em duas etapas no mensageiro, como sugere a empresa de segurança.

Segundo a Kaspersky, os criminosos estão acionando a função nos perfis em que ela está desativada, como forma de passar mais tempo com o número e dificultando a recuperação da conta pelo verdadeiro dono.

Para ativar a dupla autenticação no WhatsApp basta seguir este caminho: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas. No último menu, crie um código de seis dígitos que será solicitado ao tentar confirmar seu número de telefone no aplicativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.