Guerra ao IPTV: SKY pede ao Google que derrube centenas de sites

1 min de leitura
Imagem de: Guerra ao IPTV: SKY pede ao Google que derrube centenas de sites

Dentro da batalha (que muitos julgam perdida) contra a pirataria de filmes e séries, a SKY na Itália solicitou ao Google a remoção imediata de quase 500 sites IPTV, sob a alegação de infração de direitos de transmissão. O pedido veio depois que, em setembro, uma operação italiana derrubou o site de IPTV Xtream-Codes, o que fez o tráfego de streaming pirata na região desabar à metade.

O mercado pirata, aparentemente, absorveu bem o baque: em três meses de buscas e reestruturação, se reergueu e voltou com mais força, o que levou à SKY Itália (uma empresa do grupo Comcast) a uma nova investida. Segundo o site TorrentFreak, durante todo o ano a empresa enviou ao Google milhares de pedidos de remoção dos resultados de busca – somente em novembro, foram quase 500 links, além do pedido de derrubada de três site (miglioriptv.net, iptvthebest.ws, migliorstreaming.net ).

O episódio de estreia da oitava temporada de Game of Thrones, série exclusiva da HBO, foi baixado 55 milhões de vezes em apenas 24h. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Segundo a SKY, “os sites denunciados ilegalmente fornecem links externos com os quais os usuários podem acessar e baixar sem autorização conteúdo protegido por direitos autorais." A SKY no Reino Unido já começa a tomar as mesmas providências.

Pirataria cresce junto com canais de streaming

A profusão de novos canais de streaming com conteúdo exclusivo está fazendo disparar a pirataria. Segundo o Relatório Global de Fenômenos da Internet 2019 da Sandvine (empresa americana de equipamentos de rede), o boom de novos canais de streaming está levando a uma crescente e inexorável fragmentação do mercado, acompanhada pelo compartilhamento de arquivos.

“Consumidores que não podem se dar ao luxo de assinar todos os diferentes serviços compartilham arquivos para ter acesso ao conteúdo original mais recente”, explica o relatório.

E a descoberta (que todo usuário já fez) não é somente da Sandvine: a YouGoy, em pesquisa feita a pedido da AndroidTV, constatou que 40% dos usuários consultados se preocupam com o valor de múltiplas contas – o mesmo percentual se sente frustrado pela necessidade de ter múltiplos serviços para acessar todos os programas de que gosta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.