Google libera atalhos ‘.new’ para terceiros; Spotify e Canva na lista

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A Google liberou o domínio de final “.new” para outras empresas que desejam criar atalhos a recursos próprios na web. A novidade foi anunciada via blogpost por Ben Fried, vice-diretor de informação da companhia, o qual ressaltou que o primeiro grupo de marcas com domínio da internet podem solicitar a funcionalidade neste site (em inglês), até 14 de janeiro de 2020.

A partir de 2 de dezembro de 2019, qualquer pessoa física também poderá realizar o pedido. Já em julho do próximo ano, será possível ter acesso a essa opção sem a necessidade de fazer requerimento, porém isso estará sujeito a políticas da companhia.

“Com ‘.new’, você pode ajudar as pessoas a agirem mais rapidamente. Esperamos ver novos atalhos para todas as atividades que as pessoas costumam fazer online”, ressaltou Fried no comunicado sobre a novidade.

Atalhos podem ser digitados diretamente na barra de endereços de um navegador. (Fonte: Pexels)

O que é o “.new” da Google?

Em 2018, a Google lançou uma série de atalhos com o final “.new” para ferramentas próprias, que poderiam ser abertas diretamente na barra de endereços de um navegador, tais como: Docs (docs.new), Planilha (sheets.new) e Slides (slides.new).

Recentemente, a gigante permitiu que outras companhias selecionadas utilizassem a alternativa com direção a um produto, serviço ou tarefa online. Exemplo disso é a possibilidade de criar uma nova playlist no Spotify (playlist.new); iniciar um texto rapidamente no Medium (story.new); ou começar um novo design no Canva (canva.new).

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