Yahoo Grupos tem fim programado para o dia 14 de dezembro

1 min de leitura
Imagem de: Yahoo Grupos tem fim programado para o dia 14 de dezembro

Nesta quarta-feira (16), o Yahoo anunciou que vai encerrar o Yahoo Grupos. Os usuários poderão postar novos conteúdos até o dia 20 de outubro, e no dia 14 de dezembro todo o conteúdo do site será permanentemente apagado.

O Yahoo Grupos foi lançado em 2001 e, por muito tempo, foi o principal local de discussão de nichos na internet. O site é basicamente um misto de listas de discussão de emails e fóruns online. Nesses quase 19 anos em que esteve em funcionamento, o site abrigou inúmeras comunidades dos mais variados assuntos, e alguns usuários afirmam que o conteúdo presente lá, dentre discussões e informações, é insubstituível.

Evolução do Yahoo Grupos ao longo dos anos. (Fonte: Joshua Ng's Thought Fragments/Reprodução)

Com a popularização das redes sociais, além de outros serviços de fóruns, o portal passou a enfrentar grande concorrência. No Brasil, o Orkut concentrou grande parte dos grupos de discussão criados por brasileiros em meados da década passada, que iam de fã-clubes de bandas até grupos de downloads de músicas e filmes, além de grupos de suporte em tecnologia. Hoje, há outros sites no ar, como o próprio Facebook e seus grupos, que também funcionam como fóruns de discussão.

A concorrência também fez com que, em 2009, o Yahoo encerrasse o GeoCities, tirando do ar aproximadamente sete milhões de sites pessoais. Em 2014 foi a vez da Google encerrar o Orkut.

Em seu comunicado, o Yahoo disse que o site vai continuar existindo, porém os grupos serão privados e exigirão autorização de um administrador para que um novo membro faça parte. A interação poderá ser feita pelo email, mas os administradores terão acesso bem limitado às configurações dos grupos.

Os usuários que quiserem fazer backup de seus dados compartilhados nos grupos do Yahoo podem fazer o download dos arquivos por meio da Dashboard de Privacidade do site. Para acessá-la, clique aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.