Altstore: loja alternativa do iOS não precisa de jailbreak

1 min de leitura
Imagem de: Altstore: loja alternativa do iOS não precisa de jailbreak

O desenvolvedor Riley Testut criou uma loja alternativa para o iOS que não requer o procedimento de jailbreak. O jailbreak é um método usado por usuários de iPhones parecido com o “root”, que é feito em aparelhos Android, e serve para “abrir” o sistema para a instalação de apps proibidos pela Apple, além de desbloquear recursos.

Apesar de interessante, esse processo pode ser complicado para usuários menos experientes. Já a Altstore, a loja criada por Testut, pode ser instalada de forma mais simples. Para isso, o usuário terá que ativar o modo de desenvolvedor (testador) no dispositivo, e instalar o app da loja por meio de um aplicativo instalado no Mac ou Windows. Esse aplicativo vai assinar novamente os apps baixados a cada sete dias, usando a sincronização Wi-Fi do iTunes, e permitir que eles sejam reinstalados antes de expirar.

Fonte: Pixabay/Reprodução

Obviamente, o usuário terá que utilizar uma conta “gratuita” da Apple, que são aquelas contas criadas sem a inserção de um método de pagamento. Se der algum problema, o usuário pode se desfazer dessa conta e criar uma nova.

De acordo com Testut, a Apple verifica apenas o número de contas por dispositivo, e não o número de apps instalados em uma conta gratuita. E, caso a empresa tente bloquear a Altstore, isso poderia interromper seus próprios serviços, como o recurso para desenvolvedores e a sincronização do iTunes.

Testut vai disponibilizar a loja alternativa no dia 28 de setembro, sendo que ela terá até mesmo um emulador para jogos Nintendo.

Os usuários que quiserem apoiar o Patreon do projeto, poderão instalar apps de fora da Altstore também.

Devemos aguardar para ver como a Apple vai lidar com essa “novidade”, mas o fato é que o desenvolvedor parece bem confiante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.