70% dos brasileiros usam internet regularmente; PC cede lugar a TV

1 min de leitura
Imagem de: 70% dos brasileiros usam internet regularmente; PC cede lugar a TV

Segundo a última pesquisa TIC Domicílios, divulgada nesta quarta-feira (28), 126,9 milhões de pessoas no Brasil fizeram uso da internet regularmente durante 2018, mostrando que 70% da população teve acesso à rede. O meio pelo qual os internautas têm acessado a web, no entanto, vem mudando: o PC diminuiu como dispositivo utilizado para a conexão, enquanto a TV tem ganhado destaque na vida dos usuários.

Diante dos resultados, vê-se que, em 10 anos, a população que se conecta à rede mundial de computadores mais que dobrou. Em 2008, 34% dos habitantes usavam a web, contra os 70% atuais. E a forma pela qual o internauta acessa a internet indica que os PCs têm perdido espaço como meio preferencial na vida online. Em 2014, os computadores eram usados por 80% das pessoas; taxa que sofreu queda e atingiu 51% dos usuários em 2017 — no ano passado, chegou a 43%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Internet (Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

A ascensão da TV

Com a queda do uso do PC, outro eletrônico tem ganhado visibilidade como meio para se conectar à web. As TVs passaram a ser utilizadas por 30% dos usuários da internet, considerando que os aparelhos modernos incluem opções de interação e acesso à web por meio de tecnologia smart ou utilizando acessórios como Apple TV, Chromecast da Google e Fire TV Stick da Amazon.

Assim, esses eletrodomésticos deixaram de ser voltados apenas para exibir programas de canais pagos e possivelmente se tornarão o segundo dispositivo mais utilizado pelos internautas brasileiros nos próximos anos.

Os dados da pesquisa foram coletados entre outubro de 2018 e março de 2019, e as informações foram amostradas em 23.508 casas em 350 municípios de todo o País. A análise destaca que a conexão nas regiões urbanas é maior do que a média brasileira, com 74% da população acessando a internet, e que metade da zona rural (49%) já tem acesso à web. Ainda segundo a pesquisa, o celular é o meio mais utilizado pelos brasileiros para acessar a rede, com 97% dos usuários fazendo uso desses dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.