Alan Turing estampará nova nota de 50 libras na Inglaterra

1 min de leitura
Imagem de: Alan Turing estampará nova nota de 50 libras na Inglaterra
Imagem: Bank of England/Reprodução

O matemático Alan Turing foi escolhido pelo Banco da Inglaterra para ser homenageado nas novas notas de 50 libras, com circulação prevista para 2021. A indicação aconteceu no ano passado junto ao Comitê Consultivo para Caracteres de Notas, responsável por decidir quem aparece nas estampas.

De acordo com o presidente do banco, Mark Carney, a trajetória de Turing tem um peso enorme na forma como vivemos hoje, e isso tinha que ser mostrado. Em Bletchley Park, local de trabalho do matemático no período da Segunda Guerra, ele criou uma máquina eletromecânica (prenunciando os computadores) capaz de decodificar os códigos Enigma, usados pelos nazistas nas comunicações e transmissões de ordens na cadeia de comando e que, até então, eram tidos com indecifráveis.

asa(Fonte: Banco da Inglaterra/Reprodução)

Aqui, cabe uma curiosidade: Bletchley Park só teve sua localização exata revelada ao público em 1970.

Turing é considerado um herói de guerra e um dos mais notáveis matemáticos de sua época. Hoje, ele figura como pai da ciência da computação e da inteligência artificial. O teste desenvolvido por ele, usado para determinar se as máquinas têm capacidade de apresentar algum comportamento inteligente semelhante ao dos seres humanos, está entre os fundamentos da ética e filosofia por trás do que, décadas depois, foi chamado de inteligência artificial. Desde 1966, o maior prêmio da computação leva seu nome.

Condenação

Apesar de ter sido o responsável por quebrar os códigos do Enigma e ter desenvolvido individualmente ou com parcerias uma série de trabalhos e inovações pós-guerra, em 1952 Turing perdeu o emprego e foi condenado à castração química por ser homossexual — até 1967, a homossexualidade era ilegal no Reino Unido.

Dois anos mais tarde, com 41 anos, Turing se matou ingerindo cianureto. Em 2013, a rainha da Inglaterra concedeu o "perdão" ao matemático, e no ano seguinte sua história foi contada no filme O Jogo da Imitação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.