Sistema de GPS europeu Galileo está fora do ar desde sexta-feira

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de GPS europeu Galileo está fora do ar desde sexta-feira

O sistema de navegação europeu Galileo vem sofrendo com uma queda de sinal desde a sexta-feira passada (12). De acordo com a página oficial da rede GPS, todos os 22 satélites estão com status descritos como “em teste” ou “indisponível”. Isso significa que eles não podem fornecer dados de sincronização ou posicionamento a smartphones e outros dispositivos que normalmente usam essa rede no Velho Mundo.

Desde fevereiro do ano passado, mais de 30 modelos de smartphone suportam o Galileo, incluindo todos os iPhones lançados a partir de 2017. A boa notícia para os usuários é que, mesmo que você seja afetado por essa interrupção, provavelmente não vai sentir porque os celulares passam automaticamente para a opção de GPS operada nos Estados Unidos.

gpsFonte: GSC/Reprodução

Como o Galileo ainda está tecnicamente em fase piloto, ele não é usado para aplicativos críticos. A Agência Europeia Global de Sistema de Navegação por Satélite (GSA) não deu muito detalhes, apenas informa que um “incidente técnico relacionado à infraestrutura terrestre” vem comprometendo seu funcionamento — ao que parece, um mecanismo que fornece dados de tempo, localizado na Itália, seria o culpado pelos problemas.

galileoFonte: Agência Espacial Europeia (ESA)/Reprodução

O Galileo pertence à União Europeia e é operado pela Agência Espacial Europeia. Ele estreou em dezembro de 2016, como uma alternativa ao GPS. Além dos 22 satélites operacionais, há mais dois em testes e 12 ainda a serem lançados — com previsão de funcionamento total em 2020.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.