Vídeo viral com 'Dobby' de Harry Potter pode ser campanha de marketing

1 min de leitura
Imagem de: Vídeo viral com 'Dobby' de Harry Potter pode ser campanha de marketing

Você provavelmente já deve ter visto um vídeo que anda circulando pela web, especialmente nas redes sociais, em que uma criatura estranha é flagrada em um estacionamento. O conteúdo, com 10 segundos de duração, foi visto mais de 12 milhões de vezes em uma postagem do Facebook — sem contar as outras que viralizaram por aí — desde a data de sua postagem, no dia 7 de junho.

Postado por Vivian Gomez, a gravação até impressiona inicialmente, porque ela parece real e mostra uma figura pequena, muito parecida com o elfo Dobby da série “Harry Potter”, trotando perto de um carro. Como o registro parece autêntico, muita gente se perguntou: será mesmo que é real?

Eis que o pessoal do e-Farsas entrou em ação para desvendar o mistério. Em primeiro lugar, eles investigaram a conta de quem subiu o conteúdo com o texto: “acordei no domingo de manhã e vi isso na minha câmera. Estou tentando descobrir ... que diabos! Primeiro, vi a sombra andando da minha porta, quando então vi essa coisa ... Alguém mais viu isso em suas câmeras? As outras duas câmeras não a pegaram por algum motivo".

Jogada de marketing?

A revista estadunidense Newsweek e outras publicações tentaram entrar em contato com Vivian, sem sucesso. O vídeo não possui dados sobre data e hora e emite som — o que não é comum em gravações de câmeras de segurança. Além disso, as sombras sugerem que alguém teria aberto a porta para o “Dobby” passar.

Há um outro registro, de uma mulher chamada Jacqueline Ramirez, de um dia antes da publicação de Vivan. Como não é difícil comprar uma máscara desse personagem do Harry Potter por aí, então as suspeitas de uma montagem aumentaram — uma criança pode facilmente se passar por essa “criatura”.

Para completar, no final de semana, justamente no dia 7 de junho, a WB Games e a Niantic lançaram o mais novo trailer do game “Harry Potter: Wizards Unite”. Coincidência? O e-Farsas ainda diz que há indícios de ação de alguma agência de publicidade. Parece mesmo que estamos diante de uma boa jogada de marketing — mas, por enquanto, ninguém desmente ou assume a autoria. E você, o que acha?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.