Cineasta Werner Herzog dá sua benção para fãs que pirateam seus filmes

1 min de leitura
Imagem de: Cineasta Werner Herzog dá sua benção para fãs que pirateam seus filmes

Durante o festival de cinema Visions du Réel, na Suíça, o diretor de cinema alemão Werner Herzog declarou que apoia os amantes do cinema que baixam os seus filmes de maneira ilegal. Na ocasião, ele chamou a pirataria de uma “forma bem-sucedida de distribuição global”.

No evento, a produtora ucraniana Illia Gladshtein trocou algumas palavras com Herzog e admitiu que só conseguiu encontrar os seus filmes em sites de downloads ilegais. Para a surpresa de todos, ele respondeu que “se alguém como você rouba meus filmes pela internet, tudo bem, você tem a minha benção”.

Estudos a pirataria pode ser benéfica para os artistas

E se você acha que a pirataria está aí para quebrar as vendas dos filmes, existem estudos provando o contrário. Em 2015, uma empresa holandesa apresentou um relatório de 304 páginas à Comissão Europeia no qual destalhava não haver evidências de que o compartilhamento ilegal prejudica as vendas.

Na época, a União Europeia acabou abafando o estudo, mesmo tendo investido cerca de US$ 428.000 em seu desenvolvimento, informa o Gizmodo.

Outro estudo relevante publicado em janeiro deste ano pela Universidade de Houston e pela Western University, ambas dos Estados Unidos, ressalta que a pirataria pode ser benéfica para os artistas. Isso ocorre porque, quando um filme vaza na internet ao mesmo tempo em que ele está em cartaz no cinema, pode provocar agitação e aumentar a bilheteria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.