Rússia poderia se desconectar totalmente da internet global

1 min de leitura
Imagem de: Rússia poderia se desconectar totalmente da internet global
Imagem: uol

De acordo com informações da BBC e do periódico russo RosBiznesKonsalting, a Rússia estaria prestes a realizar testes em sua infraestrutura de internet para descobrir se é viável desconectar o país inteiro da rede mundial de computadores. Com isso, a nação poderia ser isolada do restante do mundo, mas continuar funcionando com uma rede interna.

Fala-se na possibilidade de o país se isolar intencionalmente atrás de um 'grande firewall', a exemplo da China

O objetivo inicial desses testes, de acordo com o governo russo, seria garantir a segurança da rede local em caso de ataques cibernéticos vindos do exterior. Contudo, fala-se na possibilidade de o país se isolar intencionalmente atrás de um “grande firewall”, a exemplo da China.

Não ficou claro se os testes para o isolamento da internet russa realmente afetariam os usuários, mas a agência reguladora das telecomunicações no país deve promover a implementação dessa possibilidade com todas as operadoras presentes na Rússia. O prazo para a realização desses testes seria até 1º de abril de 2019.

Não é de hoje

Esse não é, contudo, o primeiro passo da Rússia rumo ao isolamento de sua rede de computadores. O país vem criando leis de censura e controle de dados na web há algum tempo e, desde 2017, vem construindo uma estrutura própria para substituir o sistema de DNS global, permitindo o funcionamento da web russa nos mesmos moldes da atual rede global.

Não se sabe se o país realmente pretende desconectar sua rede nacional da internet mundial em breve, mas o governo está disposto a pagar por toda a estrutura necessária para que as operadoras possam fazer esse isolamento a qualquer momento. O RosBiznesKonsalting ainda indica que o líder Vladimir Putin é favorável aos testes de isolamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.