Google teve privilégio de empresa desenvolvedora revogado na App Store

1 min de leitura
Imagem de: Google teve privilégio de empresa desenvolvedora revogado na App Store

Aconteceu de novo: assim como fez no caso do Facebook, a Apple também revogou o privilégio de empresa desenvolvedora da Google dentro da App Store. A decisão veio após descoberta de que a Gigante da Web usava essa prerrogativa para “driblar” as defesas da loja de apps e distribuir um app espião para o grande público.

Essa prerrogativa concedida pela Apple permite que uma companhia utilize a loja para distribuir versões de testes fechados e outros apps internos a funcionários com iPhones e iPad. A diferença nesses casos é que apps que usam essa certificação podem coletar dados dos aparelhos onde estão instalados, algo que ajudam as companhias a melhorarem seus serviços enquanto os testam.

Acontece que tanto Google quanto Facebook fizeram uso indevido dessa possibilidade: as duas empresas ofereciam vale-presentes e dinheiro para usuários que aceitavam instalar um app espião, que coletaria dados sobre tráfego e uso do aparelho — Facebook Research, do Facebook, e Screenwise Meter, da Google.

Vale ressaltar que quem instalava o Screenwise Meter sabia que se tratava de um app espião e a Google informava os seus utilizadores sobre quais dados eram monitorados e para qual fim eles se destinavam. A empresa garantiu, ainda, que não obteve informações sensíveis ou criptografadas de seus clientes.

Retorno em breve?

Com a revogação aplicada pela Apple, as versões para desenvolvedores de apps próprios da empresa, como Google Maps, Gmail ou Google Fotos, não estão mais funcionando. O bloqueio, porém, não deve durar muito tempo, segundo informou um porta-voz da Maçã ao BuzzFeed News.

“Estamos trabalhando junto da Google para ajudá-los a reestabelecer rapidamente as suas credenciais de empresa”, disse o representante da companhia de Cupertino.

Em comunicado, a Google afirmou que “foi um equívoco” o uso do programa de empresa desenvolvedora para distribuir o app e pediu desculpas pelo ocorrido. A companhia garantiu, ainda, que desabilitou o funcionamento do Screenwise Meter nos dispositivos iOS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.