Redes móveis 3G/4G já são mais rápidas que WiFi em 33 países

1 min de leitura
Imagem de: Redes móveis 3G/4G já são mais rápidas que WiFi em 33 países

De acordo um novo estudo realizado pela OpenSignal, usuários de smartphones em 33 países já conseguem navegar na internet com mais velocidade em redes móveis (3G e 4G) do que em conexões WiFi, provenientes de banda larga fixa.

Isso já acontece em países como Austrália, Bolívia, Egito, Equador, Colômbia México e até França. Nesses países, as redes móveis conseguiram se desenvolver melhor e mais rápido do que foi registrado em conexões fixas.

opensignal(fonte: OpenSignal)

Grande parte dos países na lista são nações que demoraram a trazer conexão cabeada de alta velocidade para grande parte os usuários, incentivando indiretamente a concorrência com as redes móveis. Com a ampliação da cobertura do 4G no mundo e a chegada do 5G, mais países devem entrar nessa lista.

Fazendo um recorte do estudo da OpenSignal, é possível perceber que, em 64% dos países pesquisados, o 4G já é mais rápido que as conexões WiFi para smartphones vindas da banda larga fixa.

Em outras palavras, quando as redes móveis de quinta geração começarem a ocupar o espaço do 4G e, esse, consequentemente, se tornar a segunda tecnologia mais usada — tirando o 3G da jogada —, deve haver uma grande mudança na lista de nações em que a internet é mais rápida em redes móveis.

opensignal(fonte: OpenSignal)

O Brasil, por sua vez, continua registrando maior velocidade no WiFi de redes fixas do que nas redes móveis. Podemos atribuir isso ao fato de o 3G ainda ser muito importante no interior do país e de as redes cabeadas de alta velocidade terem sido minimamente popularizadas nos grandes centros urbanos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.