Rival para a Netflix? YouTube começa a exibir filmes completos com anúncios

1 min de leitura
Imagem de: Rival para a Netflix? YouTube começa a exibir filmes completos com anúncios

O YouTube vem fechando o cerco contra a distribuição ilegal de material protegido por direitos autorais ao longo dos anos, mas ainda não alcançou a excelência nesse sentido. Talvez por isso a plataforma de vídeos da Google começou a oferecer filmes gratuitos para o público com uma contrapartida: essas publicações são sustentadas por anúncios que os espectadores assistem ao longo da obra.

A lógica é parecida com a da televisão aberta, mas não é tão comum na web — há alguns serviços que replicam a ideia, mas não têm o mesmo sucesso de iniciativas como Netflix e Amazon Prime, na qual se paga uma mensalidade para ver filmes e séries completos e sem anúncios.

“Vimos essa oportunidade com base na demanda do usuário, para além de oferecer somente filmes pagos. Nós podemos oferecer filmes bancados por anúncios e gratuitos para o usuário?” comenta o diretor de gerenciamento de produto do YouTube Rohit Dhawan ao AdAge. “Essa também é uma oportunidade para os anunciantes”, complementa.

Terminator"O Exterminador do Futuro" é um dos filmes oferecidos gratuitamente no YouTube. (Fonte: Orion Pictures)

A iniciativa começou em outubro e, atualmente, já são quase 100 títulos disponíveis nesses moldes dentro do YouTube Filmes, onde a empresa apenas vendia e alugava obras — entre eles estão nomes como “Legalmente Loira”, "Rocky – Um Lutador" e “O Exterminador do Futuro”.

Vale lembrar, porém, que a iniciativa não está disponível por aqui, e a razão disso não tem muito a ver com a Google em si: como os estúdios que produzem os filmes têm diferentes acordos para distribuição de suas obras em diversas países, muitos contratos limitam a distribuição global de alguns materiais.

Assim, a expansão dessa iniciativa do YouTube ficará é outra possibilidade que ficará a critério dos detentores de direitos autorais e de distribuição das películas. Não há como negar, porém, que bons acordos aqui poderão resultar em um concorrente de peso para os principais serviços de streaming do mundo na atualidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.