De olho no 5G, Qualcomm abre centro de Internet das Coisas no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: De olho no 5G, Qualcomm abre centro de Internet das Coisas no Brasil

A quinta geração de internet móvel ainda deve demorar para chegar ao Brasil — a previsão ficou somente para 2025 —, entretanto, participar da estruturação e implantação do 5G desde o seu princípio pode assegurar vantagens interessantes para as empresas de tecnologia. Por isso mesmo é que a Qualcomm já vem se adiantando e anuncia nesta terça-feira (18) o seu IoT Reference Center, um centro de referência da Internet das Coisas (ou IoT em inglês), que atualmente é o setor mais interessado na nova velocidade de conexão.

Centro terá o apoio da Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações

“A Internet das Coisas tem um enorme potencial no Brasil. O Qualcomm IoT Reference Center é uma plataforma de diálogo entre distintos atores ligados à tecnologia, como fabricantes, desenvolvedores e gestores públicos, e contribuirá para a capacitação de profissionais que estejam envolvidos em projetos e negócios de IoT”, diz Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. e Presidente da Qualcomm América Latina.

A Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba (Facens-SP) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) foram as instituições selecionadas para colaborar com o projeto. O Centro de Referência está localizado dentro do Smart Campus da Facens e terá o apoio do CPqD em seu primeiro projeto-piloto, focado no aprimoramento da segurança pública.  A iniciativa fará o monitoramento de veículos por meio do uso de visão computacional embarcada e redes wireless para IoT.

qualcomm

O Qualcomm IoT Reference Center também deve oferecer treinamentos e, entre seus primeiros projetos, deve apresentar o conceito de cidades inteligentes e seus benefícios para gestores públicos interessados em iniciativas ligadas à IoT. “A ideia é mobilizar a todos e capacitar mão de obra para trabalhar com a IoT e outras tecnologias disruptivas. Temos em vista o Plano Nacional de IoT, que prevê que a aplicação de tecnologias de IoT possa gerar um impacto econômico de US$ 50 bilhões a US$ 200 bilhões por ano até 2025, o que representa cerca de 10% do PIB do país”, projeta José Palazzi, diretor de vendas da Qualcomm para América Latina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.