Youtuber é gente, sim #07: Pipoca & Nanquim

2 min de leitura
Imagem de: Youtuber é gente, sim #07: Pipoca & Nanquim

É tanta banheira de Nutella, pegadinha sem graça e novela de Minecraft que virou moda falar que "youtuber nem é gente", ou que a plataforma de vídeos está repleta de conteúdos ruins. Não vamos entrar nessa questão, mas sim fazer o contrário. O novo quadro do TecMundo traz canais que valem a inscrição para você perder o preconceito e abraçar novos criadores de conteúdo. Clique aqui para conferir as indicações anteriores.

Até que ponto um canal do YouTube pode crescer e virar um empreendimento totalmente diferente? Vemos vários casos por aí de youtubers famosos que vão para a televisão, lançam livros e vendem produtos baseados no conteúdo produzido. Mas o Pipoca & Nanquim é talvez os dos exemplos mais bem sucedidos de que é possível realizar sonhos começando na plataforma de vídeos.

Ex-funcionários de editoras brasileiras e com um currículo de peso em HQs, Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes começaram a fazer vídeos e a gravar podcasts em 2009. Os dois temas frequentes têm bastante em comum e são paixões dos três: cinema (daí o "Pipoca") e histórias em quadrinhos (o "Nanquim)".

Três pessoas trabalhando.O projeto deu tão certo que virou um empreendimento muito maior.

Os vídeos costumam ser basante longos, já que são um papo entre dois ou três dos integrantes do canal sobre heróis, sagas e editoras. Listas, indicações e resenhas também são frequentes — e todos são verdadeiras aulas sobre o tema escolhido, com uma pesquisa aprofundada, muito conhecimento prévio e experiência própria por parte dos apresentadores. Reserve um tempo, pois vale a pena.

E o Pipoca & Nanquim mudou radicalmente em 2017, quando se transformou também em uma editora de mesmo nome. Pois é: eles passaram para o outro lado, continuando como produtores de conteúdo para a internet, mas agora também do produto que é tema frequente do canal. A editora, que herdou o nome, já trouxe ao mercado autores como Robert E. Howard, Chabouté e Alan Moore. Quem acompanha o canal há mais tempo até viu todo o processo de fundação da empresa, incluindo os licenciamentos e o aluguel do primeiro escritório. E, como o trio é consumidor de quadrinhos, eles sabem muito bem o que o público quer.

Ficou interessado? Então conheça aqui o canal!

A editora

Antes de adentrar no canal do Pipoca & Nanquim no YouTube, separamos algumas obras já lançadas por eles com preços camadas na loja online da Amazon.

Para começar

  • Você sabia que o Shazam, ou Capitão Marvel, foi palco de uma disputa judicial que balançou a indústria? Essa explicação é impecável.

  • Indicações de clássicos dos quadrinhos ou lançamentos são frequentes — e os vídeos são mais curtos para quem prefere esse formato.

  • Eles também falam sobre sagas e obras inteiras — e você simplesmente não consegue ficar sem um mínimo de vontade de ir atrás de mais histórias.

  • E, honrando o nome do canal, eles também falam de cinema e séries. Callari é especialmente fã de filmes de terror e sempre traz indicações obscuras, mas de qualidade.

Quer mais uma indicação de canal? Então aproveite para conferir o conteúdo do TecMundo no YouTube para listas, análises e reportagens sobre tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.