Aprenda a denunciar conteúdo ofensivo publicado no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a denunciar conteúdo ofensivo publicado no YouTube

As principais plataformas e redes sociais utilizadas atualmente na internet não conseguem processar todo o conteúdo publicado pelos usuários. Em função disso, a maioria delas acaba adotando uma política similar para coibir a propagação de mensagens indevidas como propagação de ódio, bullying, discriminação, entre outros. Cabe aos próprios usuários o monitoramento do conteúdo encontrado nos sites.

YouTube conta com usuário para coibir material ofensivo

O usuário do YouTube pode reportar ao site qualquer material publicado, seja em forma de vídeo ou de comentário, desde que o conteúdo viole as políticas e diretrizes da comunidade. O site garante que o material sinalizado é verificado internamente e, caso fira as regras do site, é banido. Para isso, o YouTube conta com esforços capazes de monitorar todo o conteúdo sinalizado 24 horas por dia, todos os dias da semana.

As diretrizes para uso do site estão organizadas em categorias e detalhadas em cada uma delas. As denúncias podem ser por material contendo nudez e/ou conteúdo sexual, conteúdo explícito e/ou violento ou ainda por apresentar material que incite o ódio.

1

Como denunciar algum material indevido no YouTube

Para sinalizar que algum material indevido precisa ser analisado pelo YouTube, é preciso, primeiramente, estar logado na conta do Google.

Para denunciar vídeos, basta clicar nos três pontinhos alinhados horizontalmente logo abaixo do vídeo, ao lado direito do botão "Compartilhar". Clicando ali já aparece a opção "Denunciar". Em seguida, é preciso escolher,  entre as opções que aparecerão, a justificativa que motiva a denúncia.

No caso de comentários, é preciso escolher os pontinhos alinhados que se encontram no lado direito de todos os comentários. Do mesmo modo, aparecerá a opção "Denunciar", e é preciso realizar o mesmo procedimento indicado para denunciar os vídeos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.