Getty Images seria o responsável pelo fim do botão “Ver imagem” no Google

2 min de leitura
Imagem de: Getty Images seria o responsável pelo fim do botão “Ver imagem” no Google
Imagem: partidopirata

O TecMundo reportou ontem (15) que os resultados de buscas por imagens do Google estavam perdendo o botão “Ver imagem”, que facilitava o download de fotos por parte dos usuários, mas que também permitiam o uso indevido de material protegido por direitos autorais. Depois de muita polêmica, a empresa esclareceu ontem mesmo que a mudança era devida a um acordo judicial da Google com o Getty Images.

É fácil de imaginar como esse tipo de mecanismo poderia prejudicar os negócios do Getty Images, que essencialmente oferece um banco de imagens

Segundo o ARS Technica, o Getty teria processado a Google na Europa há cerca de dois anos por conta do buscador de imagens da empresa de Mountain View. Isso porque o recurso facilitava o download de imagens protegidas sem que o infrator nunca ficasse sabendo da fonte das fotos. É fácil de imaginar como esse tipo de mecanismo poderia prejudicar os negócios do Getty Images, que essencialmente oferece um banco de imagens por uma assinatura ou preço fixo. O buscador do Google tinha inclusive um botão para upload de fotos que era utilizado para procurar versões sem marca d’água do Getty e de outros repositórios.

Seja como for, as duas empresas resolveram a situação com um acordo extrajudicial, no qual a Google concordou em fazer algumas mudanças no seu buscador. Aparentemente, a remoção do botão “Ver imagem” era parte das ações que a Google tomaria para resolver a questão.

A Google explicou no Twitter que isso está acontecendo para tentar “ajustar um ponto de equilíbrio entre as necessidades dos usuários e as preocupações dos publicadores”. Não sabemos quais outras ações podem impactar na experiência do usuário no buscador.

E agora?

Com as mudanças, a Google quer que os usuários acessem os sites onde as imagens estão hospedadas e, com isso, possam conferir quaisquer políticas para uso gratuito ou pago desses elementos. Ainda assim, continua sendo possível baixar as fotos diretamente dos resultados de busca. A diferença é que o processo ficou menos intuitivo, sendo necessário clicar em uma miniatura selecionada com o botão auxiliar do mouse e escolher “Ver imagem” ou “Abrir imagem em uma nova guia”.

Já existem também extensões para Firefox e Google Chrome que permitem trazer de volta o botão removido pela empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.