Google remove “Ver imagem” da busca por fotos para “dificultar roubo”

1 min de leitura
Imagem de: Google remove “Ver imagem” da busca por fotos para “dificultar roubo”

Supostamente por conta de pressão de fotógrafos e grandes publicadores, a Google removeu hoje (15) o botão “Ver imagem” dos seus resultados de buscas. Com isso, quem deseja baixar uma foto diretamente dos resultados do Google ficará frustrado ao perder a opção. O posicionamento oficial da empresa sobre a mudança é que a eliminação desse botão — que abria uma nova aba no navegador apenas com a foto em alta resolução — vai ajudar a “conectar usuários a sites úteis”, mas a ação está sendo classificada como uma medida para “dificultar o roubo” de imagens.

Assim, quando você buscar imagens no Google e clicar em uma das opções que aparecem na tela, somente os botões “Visitar”, “Salvar”, “Ver itens salvos” e “Compartilhar” estarão presentes. Além disso, um novo aviso é mostrado ao lado das dimensões da foto: “As imagens podem estar sujeitas a direitos autorais”.

google

Para baixar uma imagem sem acessar o site de origem, o usuário terá que clicar com o botão auxiliar na imagem selecionada e, em seguida, escolher “Ver imagem” ou “Abrir imagem em uma nova guia”. Contudo, como o botão “Visitar” estará mais destacado, ele provavelmente será o mais clicado. A expectativa é de que, acessando as fontes, os usuários estarão mais cientes de possíveis direitos autorais e também contabilizarão mais visitas aos publicadores.

A Google também está implementando outras pequenas mudanças para mitigar o uso indevido de fotos a partir do seu buscador. O botão “Buscar por imagem” também foi removido da plataforma, mas ainda é possível arrastar e soltar arquivos na barra de pesquisas para obter resultados similares. Suspeita-se que o antigo botão era utilizado para encontrar fotos de arquivos pagos sem marcas d’água.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.