Teste a velocidade da sua internet e descubra como entender os resultados

2 min de leitura
Imagem de: Teste a velocidade da sua internet e descubra como entender os resultados
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Imagine a seguinte situação: você chegou em casa, da faculdade ou do trabalho, e quer assistir àquela série bacana online ou simplesmente jogar. Porém, está tudo demorando mais que o normal para carregar, e isso é estranho. Será que não seria interessante fazer um teste de velocidade para verificar se está tudo certo?

O problema da maioria dos testes de velocidade da conexão é que o usuário realiza o teste, mas não consegue interpretar os resultados, então acaba saindo com as mesmas dúvidas de antes.

A boa notícia é que o TecMundo possui um medidor de velocidade de conexão, para que você possa verificar de forma simples e segura como está a sua internet. Clique aqui para acessá-lo. E fique tranquilo, pois vamos explicar os resultados que você vai ver.

Para utilizar a ferramenta, é só clicar em “Iniciar o teste” e aguardar enquanto velocidade de upload, latência e outros dados são calculados.

Entendendo os resultados

Após realizar o teste, você verá algumas informações, como IP, o navegador que está sendo utilizado, a versão do sistema operacional e, por fim, três dados bem importantes que farão toda a diferença nos resultados: a latência e as velocidades de download e upload.

Os usuários que jogam online já estão acostumados com a latência — e provavelmente a conhecem como “ping”. Ela nada mais é do que o tempo de reação da conexão, ou seja, em quanto tempo você vai receber uma resposta depois de enviar um pedido. Quanto mais rápido o tempo de latência, melhor, porque significa que a sua conexão está bem responsiva. A latência é medida em milissegundos.

Já a velocidade de download é a velocidade utilizada pelo servidor para mandar dados para o usuário. Geralmente, as conexões são projetadas para ter um download mais rápido do que o upload, uma vez que a maioria das atividades online — carregar páginas, fazer streaming de vídeos etc. — é composta por downloads. Atualmente, a maioria das empresas mede a velocidade de download por megabits por segundo (Mbps). Assim, se a sua internet é de 25 MB, é normal que o download fique por volta de 3 Mbps.

Por fim, a velocidade de upload é aquela com que você envia dados de você para outras pessoas, ou seja, quando você precisa enviar um arquivo grande por email, por exemplo. O mesmo vale para chamadas de vídeo, uma vez que você está enviando sua imagem para outra pessoa o tempo todo.

E depois do teste?

Após realizar o teste de conexão com o medidor do TecMundo, você verá algumas informações — semelhantes às da captura de tela que mostramos em nosso exemplo. Então, é preciso que você as compare com aquelas que constam no plano de internet contratado, para garantir que está tudo dentro dos parâmetros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.