Pagamentos mobile começam a “roubar” adeptos de cartões de crédito e débito

1 min de leitura
Imagem de: Pagamentos mobile começam a “roubar” adeptos de cartões de crédito e débito
Imagem: primecontrol

De acordo com o relatório “Economia da Informação 2017”, divulgado pela ONU na última segunda-feira (02), métodos de pagamento digitais alternativos — tais como carteiras digitais ao estilo PayPal ou mecanismos mobile aos moldes do Samsung Pay — estão começando a tomar espaço dos bons e velhos cartões de crédito e débito no mercado online global.

Segundo o relatório, em 2014, mais de 50% de todas as transações feitas na internet eram processadas através de cartões de crédito ou débito. Em 2019, entretanto, essa participação deve cair para 46% por conta dos meios de pagamentos digitais alternativos. Ainda assim, a mudança de hábitos do consumidor deve ser percebida inicialmente apenas em mercados desenvolvidos.

A mudança de hábitos do consumidor deve ser percebida inicialmente apenas em mercados desenvolvidos

Em muitas economias em desenvolvimento, o cartão de crédito ainda não é predominante nas compras pela internet. Em países como o Egito, 90% de todas as transações do e-commerce são feitas com dinheiro! O entregador é quem recebe o pagamento e deve levar de volta para a transportadora. Isso gera problemas segurança no transporte do dinheiro, mas, com o crescimento na importância dos pagamentos mobile, é possível que a transição ocorra do dinheiro direto para o celular, sem que o cartão de crédito se torne importante em algum momento.

O e-commerce brasileiro, naturalmente, é um caso específico. Pagamentos em dinheiro são essencialmente inexistentes, mas o boleto bancário é um mecanismo muito popular por aqui. Na China, por outro lado, o método mais usado nas compras pela internet é o AliPay, do grupo Alibaba. 68% dos consumidores utilizam esse recurso para pagar por seus pedidos online. Já no Quênia, pagamentos mobile ou em dinheiro digital já são mais populares do que cartões de crédito, mas as transações em dinheiro ainda representam a grande maioria do comércio virtual do país.

Esse mesmo relatório da ONU ainda aponta para uma transição interessante. Em vez de enviar dinheiro para outros países por meio de transferências bancárias caras e demoradas, a tendência atual é usar carteiras digitais como a PayPal e métodos similares, que são mais rápidos e oferecem um custo muito inferior.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.