Não é inútil! MIT diz que a Wikipedia é bastante confiável para a ciência

1 min de leitura
Imagem de: Não é inútil! MIT diz que a Wikipedia é bastante confiável para a ciência

Quem esteve (ou está) em idade escolar após o lançamento da Wikipedia certamente deve se lembrar que os professores costumavam dizer que a página “não é uma fonte confiável”. Entretanto, pesquisadores do MIT divulgaram um relatório dizendo que, ao menos no campo da ciência, ela é uma fonte de respaldo.

Um grupo de pesquisadores liderados pelo professor Neil C. Thompson fez uma experiência pegando diversos artigos escolares e os dividindo ao meio, publicando uma parte no Wikipedia e mantendo outros fora do site. Após um determinado período eles perceberam que os artigos que estavam na página influenciaram outros trabalhos que foram publicados depois, mas eles ressaltaram que sabem dos desafios desse estudo pelo fato de muitos artigos acadêmicos não citarem o serviço como fonte.

“Nossa pesquisa mostrou que os cientistas estão usando a Wikipedia e isso vem influenciando como eles escrevem sobre a ciência que eles estão desenvolvendo. A Wikipedia não é apenas um arquivo do que está acontecendo na ciência, ela está realmente ajudando a moldá-la”, ressaltou o professor.

A Wikipedia não é apenas um arquivo do que está acontecendo na ciência, ela está realmente ajudando a moldá-la

Por fim, também houve a menção de que o MIT não induz os estudantes a usarem o Wikipedia como algo além de uma fonte de “conhecimento comum”, bem como o fato de que o site comprovou a teoria de que a acessibilidade é tudo – no caso de países subdesenvolvidos, por exemplo, é possível perceber esse retorno em questão de meses.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.