Internet lenta? App de busca da Google ganha versão “light” e mais rápida

1 min de leitura
Imagem de: Internet lenta? App de busca da Google ganha versão “light” e mais rápida

Aparentemente, a Google está colocando em funcionamento uma versão “econômica” de seu aplicativo de busca. Trata-se do Google Search Lite, que vai realizar praticamente as mesmas funções da ferramenta regular da empresa, mas tendo como foco menos gasto de dados da internet móvel e, por isso, sendo mais veloz que o original.

A ideia é levar esse serviço para países que possuem algumas limitações de conexão de internet móvel, como é o caso da Indonésia, cuja versão da loja online da Google já disponibiliza o aplicativo para download. O segredo para essa economia de dados é quando e como o app utiliza a internet em suas buscas.

Tudo light

Mesmo sendo um aplicativo mais enxuto, funções especiais vão continuar lá, como a opção de busca por comando de voz e o acesso a ícones com recursos que vão além apenas da busca de informações

A Google já usou a mesma fórmula para criar o YouTube Go, uma versão também “light” do aplicativo da plataforma de streaming de vídeos e que foi testada na Índia antes de ser lançada mais amplamente. Teoricamente, também, o Google Search Lite deve ser menor que um aplicativo convencional e exigir menos da memória RAM do dispositivo.

Mesmo sendo um aplicativo mais enxuto, funções especiais vão continuar lá, como a opção de busca por comando de voz e o acesso a ícones com recursos que vão além apenas da busca de informações, incluindo uma seleção de notícias, tradução, dados sobre o clima e muito mais.

Ainda não se sabe se teremos acesso a essa versão da ferramenta de busca do Google aqui no Brasil, mas com as falhas de nossa internet móvel e o preço das conexões de dados, não seria uma má ideia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.