Fibra ótica de 1 Tbps? Ela está se tornando uma realidade

1 min de leitura
Imagem de: Fibra ótica de 1 Tbps? Ela está se tornando uma realidade

Pesquisadores da Nokia Bell labs, Deutsche Telekom e da Universidade de Munique, na Alemanha, deram um passo gigantesco quanto a velocidades absurdas de internet. Eles conseguiram mostrar que é possível alcançar taxas de velocidade de 1 Tbps via fibra ótica em testes de "condições reais" — isso significa variações de condições de canal e níveis de tráfego. Nos testes, a fibra ótica de 1 Tbps foi atingida e agora está mais próxima de redes domésticas.

Por meio de uma nova técnica de modulação, chamada Probalistisc Constellation Shaping, os pesquisadores deram preferência aos pontos de baixa amplitude durante as transmissões. Tradicionalmente, a fibra trata todos os pontos de forma igualitária, o que causa mais ruído. Dessa maneira, a transmissão de internet atingiu velocidades 30% superiores e foi possível adaptar as taxas de transmissão com os canais especificados.

Obviamente, o uso real doméstico ainda vai levar uns anos para estar disponível, mas estamos cada vez mais perto disso. Você pode ler a pesquisa completa aqui.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.