Empresa deve usar Watson para deixar robôs e fábricas mais inteligentes

1 min de leitura
Imagem de: Empresa deve usar Watson para deixar robôs e fábricas mais inteligentes

Na última terça-feira (25), o anúncio de uma parceria bem interessante pode ter acelerado o futuro da automação corporativa. Isso porque a companhia suíça ABB se aliou à IBM para utilizar os recursos do Watson com o objetivo de aumentar a eficiência dos robôs nas linhas de produção. A notícia surge como uma bomba em uma época em que se discute como a inovação autônoma pode eliminar 5 milhões de empregos dentro dos próximos anos.

Manter as engrenagens das fábricas bem lubrificadas, no entanto, não é o único objetivo da companhia sediada na Suíça. Como a marca tem um portfólio grande de soluções – de recursos para veículos elétricos a montagem de robôs –, seu plano mais ousado e valioso parece ser aprimorar ainda mais os seus produtos voltados para a comunicação constante entre maquinários e centros de controle.

Os robôs podem ficar ainda mais eficientes com a nova parceria

A ideia seria usar as ferramentas do serviço de inteligência cognitiva da IBM para fazer com que o seu sistema possa averiguar itens que, hoje em dia, exigem atenção quase irrestrita de funcionários humanos. Em uma linha de montagem automotiva, por exemplo, a inspeção de defeitos ou problemas nos robôs podem acabar passando, futuramente, para uma nova tecnologia da ABB potencializada pelo Watson, que captura e analisa imagens de todo o processo em tempo real.

A plataforma consegue ter um desempenho igual ou até superior ao dos humanos

Teoricamente, com uma boa programação por trás do produto, essa plataforma consegue ter um desempenho igual ou até superior ao da sua contraparte de carne e osso – e, claro, sem ficar fadigado com esse tipo de tarefa, que é realmente cansativa. Com isso, é muito possível que a substituição de humanos pelas máquinas seja algo inevitável em muitos dos segmentos da indústria – ainda mais se levarmos em consideração que a ABB tem uma base instalada de 70 milhões de dispositivos conectados nos mais diversos setores.

***

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.