Michelin revela o pneu Vision, impresso via 3D, biodegradável e sem ar

1 min de leitura
Imagem de: Michelin revela o pneu Vision, impresso via 3D, biodegradável e sem ar

A Michelin revelou hoje (14) um conceito de pneu voltado ao "meio ambiente" durante a conferência Movin'On 2017, que acontece em Montreal, no Canadá. Como uma peça completa, a roda é feita via impressora 3D com materiais orgânicos recicláveis e biodegradáveis.

No futuro, um pneu terá a capacidade de dizer quando é preciso adicionar borracha à bandagem

Uma coisa interessante deste conceito é a banda de rodagem. Ela também é recarregável via impressora 3D; ou seja, pode ser facilmente alterada dependendo do clima ou condição de via — e a preocupação de um pneu furado não existe aqui, já que não existe câmara de ar ou realmente "qualquer ar" para inflar o item.

Outro dado interessante do pneu Vision é que ele possui diversos sensores que fornecem informações em tempo reais sobre as condições da estrada e as próprias condições. Dessa maneira, o motorista poderá saber qual é a hora de aposentar/trocar o pneu — a Michelin acredita que, no futuro, um pneu terá a capacidade de dizer quando é preciso adicionar borracha à bandagem; ou algum outro produto mais eco-friendly.

Um sonho realista, já que todos os componentes deste conceito já são pesquisados ativamente na Michelin

Os designers da Michelin se inspiraram na própria natureza para desenhar o Vision, como você pode ver nas imagens. Segundo os criadores, "o centro sólido entrega a força e o conforto necessário". Além disso, ele conta com materiais como aparas de madeira, palha, açúcar de produtos e cascas de laranja.

Terry Gettys, líder de inovação na Michelin, comentou o seguinte: "Você pode até pensar que isso é um sonho. E você estaria certo. É um sonho. É um conceito a longo prazo que une nossa visão com todos os elementos da mobilidade sustentável. Mas é um sonho realista, já que todos os componentes deste conceito já são pesquisados ativamente na Michelin".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.